Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Apresentada há 26 anos, PEC que reduz maioridade penal volta a tramitar

Emenda constitucional que reduz de 18 para 16 anos a idade mínima para responsabilização penal ganha até uma frente parlamentar mista em defesa do tema

Por José Benedito da Silva Atualizado em 24 jun 2019, 22h38 - Publicado em 24 jun 2019, 18h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O assunto é polêmico – reduzir a idade penal de 18 anos para 16 anos , mas voltou a dar sinais de vida no Senado após uma hibernação profunda entremeada por tramitações lentas.

    Apresentada em agosto de 1993 pelo deputado federal e pastor evangélico Benedito Domingos (PP-DF), a PEC 171/1993 altera o artigo 228 da Constituição para prever que podem ser responsabilizados criminalmente todos os cidadãos com mais de 16 anos de idade que tenham cometido crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

    O projeto perambulou pela Câmara em meio a audiências, entrada na pauta, saída da pauta, arquivamento, desarquivamento, recebimento de adendos etc. – até agosto de 2015, quando foi desengavetado pelo então presidente, Eduardo Cunha (MDB-RJ, hoje preso pela Lava Jato), finalmente aprovado em segunda votação e encaminhado ao Senado.

    No Senado, o projeto continua patinando desde então, mas ganhou força recentemente com o discurso bolsonarista de endurecimento do combate ao crime e do aumento do rigor das sanções penais. Agora, será tema de uma audiência com especialistas na quinta-feira 27, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

    O relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI), justificou a audiência dizendo que é preciso atualizar os senadores em primeiro mandato sobre o assunto. De acordo com ele, o debate vai ser necessário para construir consensos políticos “que são imprescindíveis, antes que a questão seja submetida ao Plenário”.

    Continua após a publicidade

    Entre os convidados estão um procurador, um promotor, um desembargador, um professor de direito constitucional, duas advogadas, um especialista em relações de gênero e raça, um doutor em segurança e ordem pública, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, e até o ministro da Justiça no governo Dilma, José Eduardo Cardozo.

    Para o senador Rogério Carvalho (PT-SE), que convidou alguns dos especialistas para o evento, a maioria dos juristas e especialistas considera a maioridade penal uma cláusula pétrea da Constituição, por isso não pode ser alterada nem mesmo por uma PEC. As cláusulas pétreas são: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.

    Frente parlamentar

    No mesmo dia da audiência, será lançada no Congresso a Frente Parlamentar Mista pela Redução da Maioridade Penal. A iniciativa é do deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ), aliado do presidente Jair Bolsonaro, que apoia a redução da maioridade penal.

    A frente reúne parlamentares das duas Casas do Congresso foi criada no fim de maio deste ano e já tem o apoio de 194 deputados e nove senadores.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.