Aprovação de Lula chega ao pior patamar desde 2003, diz Datafolha
Pesquisa divulgada nesta sexta-feira mostra que governo chegou a 24% de avaliação positiva, superando marca negativa de 2005, no auge do mensalão

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em nenhum dos três mandatos, nunca foi tão baixa em um levantamento do Datafolha. Nesta sexta-feira 14, o instituto divulgou que, em dois meses, o número de entrevistados que consideram o governo do petista ótimo ou bom caiu 11 pontos percentuais, de 35% para 24%. Antes da nova pesquisa, o pior patamar da imagem da gestão de Lula havia sido em 2005, em meio à crise do escândalo do mensalão. Em outubro e dezembro daquele ano, apenas 28% dos entrevistados consideravam o governo ótimo ou bom.
A pesquisa divulgada nesta sexta-feira 14 ainda mostra que 32% acham o governo regular (eram 29% em dezembro do ano passado), e 41% acham ruim ou péssimo. Há dois meses, 34% dos entrevistados reprovaram o governo. O Datafolha ouviu 2.007 eleitores em 113 cidades, entre os dias 10 e 11. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
As polêmicas envolvendo a suposta taxação do Pix, aproveitada pela oposição nas redes sociais, e a inflação dos alimentos têm sido os dois pontos que mais ferem a imagem do governo do petista. Entre os mais pobres, que ganham até dois salários mínimos, o percentual de pessoas que aprovam o governo caiu 15 pontos percentuais, de 44% em dezembro para 29% em fevereiro. Entre os mais ricos, o governo também teve uma queda bastante expressiva de 14 pontos percentuais em dois meses. No levantamento anterior do Datafolha, 32% dos que recebem mais de dez salários mínimos aprovavam o governo Lula. Agora, são 18%.
Em um recorte por cor, a queda mais expressiva é entre os pretos. Em dezembro, 44% aprovavam Lula. O percentual caiu para 29%, um recuo de 15 pontos percentuais. Entre os pardos, a diferença é de 13 pontos percentuais, de 36% para 23%, e entre os brancos, de 8 pontos, saindo de 29% em dezembro do ano passado para 21% em fevereiro deste ano.
Cai aprovação entre eleitores de Lula
Outro duro golpe exposto pela pesquisa Datafolha é a queda de percepção positiva entre os eleitores que votaram em Lula em 2022. Em dezembro do ano passado, o trabalho era ótimo ou bom para 66% dos eleitores de Lula. Nesta pesquisa, o contingente desabou 20 pontos percentuais e está em 46%.
Entre os eleitores de Lula, aumentou a sensação de que o governo é regular: eram 27% no último dia 17 de dezembro, agora são 40%. Há ainda quem votou em Lula, mas desaprova o seu governo. Esse número era de 7% dos entrevistados em dezembro e subiu para 13%. Esses números têm margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.