Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Avaliação negativa de Bolsonaro tem queda expressiva no Norte e Nordeste

Embora ainda seja mal avaliado de uma forma geral, governo tem melhora em todos os segmentos em pesquisa Quaest/Genial

Por Leonardo Lellis 16 mar 2022, 07h00

Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 16, mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu reduzir a diferença em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Embora o petista mantenha a liderança, com 46% das intenções de voto, o capitão passou de 24% para 26%  — oscilação positiva no limite da margem de erro.

Mas o levantamento traz outras boas notícias para Bolsonaro. Embora ainda seja majoritariamente mal avaliado, a percepção negativa do governo Bolsonaro oscilou de 51% para 49% em relação à última pesquisa, de fevereiro. Já a positiva passou de 22% para 24%. As duas variações também se deram no limite da margem de erro. 

A queda do julgamento negativo do governo se deu em todos os segmentos de sexo, região, escolaridade, idade e renda. A redução mais pronunciada ocorreu nas regiões Norte (de 48% para 36%) e Nordeste (61% para 56%). Entre os homens, caiu de 48% para 43% — nesse recorte, a avaliação positiva voltou a superar a regular (29% contra 27%).

Quando se olha a faixa etária, a maior melhora foi registrada no público de 16 a 24 anos, onde a avaliação negativa passou de 56% para 49%. Entre pessoas com ensino médio, a queda foi de 48% para 43% — a consideração positiva também já supera a regular. 

O recuo da percepção negativa também foi maior entre quem ganha até dois salários mínimos (de 57% para 49%). A pesquisa também ouviu pessoas que recebem o Auxílio Brasil. Entre este público a consideração de que o governo está “pior do que esperava” despencou de 45% para 23% — “melhor do que esperava” passou de 25% para 31% e “nem melhor, nem pior” saltou de 27% para 44%. 

A pesquisa ouviu 2 000 eleitores entre os dias 10 e 13 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral é BR-06693/2022.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.