Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Belo Horizonte: Fuad cresce e assume 2ª posição, mas Tramonte ainda lidera

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira, 11, mostra força da máquina e do horário eleitoral

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 12 set 2024, 13h16 - Publicado em 11 set 2024, 18h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Além de confirmar a liderança de Mauro Tramonte (Republicanos) na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte, com 27% das intenções de voto, a pesquisa Quaest/TV Globo divulgada nesta quarta-feira, 11, mostra a força da máquina e do horário eleitoral na definição das intenções de votos.

    O levantamento apontou um crescimento de 11 pontos percentuais do atual prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), em comparação com a pesquisa feita no final de agosto, quando ele registrava 9%. Com isso, ele chega a 20% e assume numericamente a segunda colocação na disputa pela primeira vez, aproximando-se da zona de empate técnico com o líder. Tramonte perdeu três pontos (tinha 30%).

    Fuad, no entanto, está empatado tecnicamente com o deputado estadual Bruno Engler (PL). O candidato bolsonarista tem 16% (no final de agosto, ele tinha 12%). A deputada Duda Salabert (PDT), com 11% (tinha 12%) também está empatada tecnicamente com Engler, mas não com Noman.

    Depois, aparecem Rogério Correia (PT), que oscilou entre as pesquisas de 6% para 5% das intenções de voto; e Carlos Viana (Podemos), que foi de 8% para 4%. Os demais candidatos tiveram menos de 3% das intenções de votos. Entre os entrevistados, 7% disseram estar indecisos e 6% afirmaram que pretendem votar em branco ou nulo.

    Horário eleitoral

    Únicos candidatos competitivos que cresceram nas pesquisas no período, Engler e Fuad são também os postulantes com maior tempo de rádio e TV. Engler tem direito a 1 minuto e 32 segundos diários de propaganda, enquanto o prefeito tem 1 minuto e 27 segundos. Entre os demais candidatos, só Rogério Correia tem mais de um minuto de exposição (1 minuto e 2 segundos).

    Continua após a publicidade

    Com o horário eleitoral, Fuad Noman tenta combater seu principal passivo como candidato: seu alto grau de desconhecimento junto à população. Há dois anos e sete meses no cargo, Fuad era vice-prefeito quando Alexandre Kalil (Republicanos) deixou o cargo para disputar o governo do estado, em março de 2022. Desde o início da campanha, o prefeito tem adotado a estratégia de colar sua imagem às obras feitas pela prefeitura para se tornar mais conhecido.

    Já Tramonte apresentava até junho o programa Balanço Geral na TV Record e é conhecido do eleitorado belorizontino, mas durante a campanha tem apenas 30 segundos no horário eleitoral. Ainda assim, é o candidato com a maior taxa de conhecimento entre a população, 56%. Ele já é seguido pelo prefeito, que pontuou 41% no quesito. O candidato do Republicanos venceria todos os concorrentes em um eventual segundo turno.

    A pesquisa, entrevistrou 1.002 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 8 e 10 de setembro. O  nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no  TSE sob o número MG-08280/2024.

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.