Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Bloqueio do X: crise entre Musk e Moraes repercute na mídia internacional

'Vigilante do Brasil', 'rixa com a Justiça' e 'teste para o bilionário': como o mundo encara a suspensão da rede social no país

Por Bruno Caniato 31 ago 2024, 11h12

Menos de 24 horas após o início do bloqueio do X (ex-Twitter) no Brasil, a crise entre a rede social e a Justiça já é destaque no noticíario internacional. Desde a última sexta-feira, 31, a suspensão do acesso à plataforma ocupa as manchetes dos principais veículos de imprensa do mundo e traz atenção global às tensões entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o bilionário Elon Musk.

O jornal norte-americano The New York Times relata o bloqueio como “uma batalha entre Musk e um juiz brasileiro sobre o que pode ser dito online”. Segundo o períodico, as tensões representam um “teste” para o bilionário em sua missão de “transformar a rede em uma praça digital onde vale tudo”.

Washington Post, também dos Estados Unidos, classifica a crise como “uma escalada na contenda que se estende há meses” entre Musk e Moraes em relação a “liberdade de expressão, perfis de extrema direita e desinformação”. O jornal inclui a citação a um trecho da decisão judicial de Moraes: “Elon Musk mostrou total desrespeito pela soberania brasileira, colocando a si mesmo como uma entidade supranacional imune às leis”, escreveu o ministro.

‘Vigilante brasileiro’

Na Reuters, maior agência global de notícias, o ministro Alexandre de Moraes é mencionado como “vigilante brasileiro”. Segundo a reportagem, “Musk alega que Moraes tenta impor censura injustificada, enquanto o juiz insiste que as redes sociais precisam de regulamentação sobre discurso de ódio” — o texto acrescenta que o bloqueio pode agravar a crise financeira do X, que já sofre com a queda de receita publicitária na plataforma.

Continua após a publicidade
Portais de veículos de televisão mundiais, como CNN (EUA), BBC (Reino Unido) e Al-Jazeera (Qatar), dão destaque à desinformação como questão central da queda de braço entre o X e o STF. O jornal britânico The Guardian, por sua vez, publicou uma extensa reportagem que menciona o inquérito das milícias digitais relatado por Moraes, as investigações sobre tentativa de golpe de Estado que rondam o ex-presidente Jair Bolsonaro e as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao bilionário sul-africano.

Rede já está inacessível para usuários

Desde a madrugada deste sábado, um número crescente de usuários do X relatam que já estão sem acesso à plataforma. Já na noite de ontem, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a notificar as prestadoras de internet para que bloqueiem o endereço da rede social para os clientes.

Continua após a publicidade

Atualmente, mais de 20 mil provedores de internet operam em todo o território nacional. A expectativa é que o site esteja completamente inacessível no país a partir da noite do próximo domingo, 1º.

Motivada pela falta de representantes legais do X no Brasil, a ordem de bloqueio, inicialmente, extendia a proibição do acesso à rede também através de VPNs (Redes Virtuais Privadas, em inglês), servidores privados internacionais que podem burlar restrições à internet. No entanto, após repercussão fortemente negativa, Moraes emitiu uma nova medida suspendendo a proibição do uso destes provedores.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.