Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonarista e petista se unem para homenagear líder católico em São Paulo

Dom Odilo Scherer recebe o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a principal honraria concedida pelo parlamento paulista, na noite desta quinta-feira

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 nov 2024, 11h45 - Publicado em 7 nov 2024, 11h42

O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, vai receber nesta quinta-feira, 7, o colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa paulista. Três deputados estaduais são responsáveis pela homenagem: o bolsonarista Gil Diniz (PL), o líder da bancada do PT, Paulo Fiorilo, e o emedebista Rogério Santos. A cerimônia ocorre às 20h no plenário da Alesp.

Em 2001, o Papa João Paulo II nomeou dom Odilo como bispo auxiliar de São Paulo. O cardeal tomou posse no ano seguinte e cinco anos depois se tornou aecebispo de São Paulo. Dom Odilo assumiu o comando da Arquidiocese de São Paulo, a terceira maior católica romana do mundo, em 21 de março de 2007. Em outubro, o papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de dom Odilo, mas solicitou que permaneça à frente da arquidiocese até o fim de 2026, quando deixará o cargo oficialmente.

Em São Paulo, dom Odilo também exerce a função de grão-chanceler da Pontifícia Universidade Católica. Nascido no interior do Rio Grande do Sul e criado no Paraná, o Cardeal se diz inserido à capital paulista e ao cotidiano da maior cidade do país. “Aprendi a conhecer a dinâmica da metrópole e me inseri nela, aprendi a admirar a riqueza humana e material desta cidade e, ao mesmo tempo, aprendi a conhecer as suas pobrezas e as suas feridas abertas”, disse.

Para o deputado do PL, Gil Diniz, o colar concedido a dom Odilo é um ato de agradecimento e reconhecimento do parlamento paulista. “Dom Odilo, um paulista de coração, dedica sua vida e seu apostolado a servir o povo de São Paulo. Ser o proponente dessa homenagem a um Príncipe da Igreja Católica nos traz uma imensa alegria, disse o parlamentar.

Já Paulo Fiorilo, em outro requerimento de congratulação aos 70 anos da Catedral da Sé, comentou sobre o trabalho do sacerdote na conservação do templo. “Dom Odilo tem sido um defensor fervoroso da preservação histórica e arquitetônica da Catedral, coordenando projetos de restauração e manutenção para garantir sua integridade. Sua dedicação contínua fortalece a fé e a unidade entre os fiéis”, afirmou o petista.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.