Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Bolsonarista supera ex-número 2 do MEC e ameaça reduto dos Gomes no Ceará

Oscar Rodrigues (União Brasil) lidera corrida eleitoral em Sobral contra Izolda Cela (PSB), diz Paraná Pesquisas

Por Bruno Caniato 20 set 2024, 12h20

A menos de três semanas das eleições municipais, uma candidatura bolsonarista ameaça mais de um século de hegemonia da esquerda na cidade de Sobral, no Ceará. O deputado estadual Oscar Rodrigues (União Brasil) lidera a corrida à prefeitura com 49,8% das intenções de voto, contra 37,3% da ex-secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela (PSB), segundo levantamento publicado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira, 20.

Rodrigues e Izolda são os dois únicos nomes na disputa pelo Executivo de Sobral, onde não há possibilidade de segundo turno, já que o município possui menos de 200 mil eleitores registrados. O atual prefeito Ivo Gomes (PSB) — irmão dos ex-governadores cearenses Ciro Gomes (PDT) e Cid Gomes (PSB) — está no segundo mandato consecutivo e não pode concorrer à reeleição.

Votos brancos e nulos somam 7% do total, e outros 5,8% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pesquisa.

Disputa no berço do clã Gomes

Uma das mais antigas cidades do Ceará, Sobral é o berço do clã político Ferreira Gomes. O bisavô de Ciro, Cid e Ivo, José Ferreira Gomes, foi um dos primeiros prefeitos do município, precedido apenas pelo irmão, Vicente Ferreira Gomes, entre 1890 e 1892 — ao longo das décadas, a prefeitura local foi chefiada por outras três gerações da família até chegar ao atual mandatário.

A candidatura de Izolda Cela é a aposta do clã para manter o controle na região em parceria com o PT. Ex-vice-governadora do Ceará na gestão de Camilo Santana (PT), Izolda foi braço-direito na execução de políticas de ensino que tornaram-se referência nacional e impulsionaram o nome do petista ao atual posto de ministro da Educação, sendo ela própria secretária-executiva na pasta até maio deste ano, quando deixou o cargo para disputar as eleições.

Continua após a publicidade

Casada com o ex-prefeito Veveu Arruda (PT), a candidata do PSB concorre sustentada por uma coalizão de esquerda e conta com o apoio de Santana, do atual governador cearense Elmano de Freitas (PT) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ser a escolha de Ivo Gomes como sua sucessora na prefeitura sobralense.

Já o deputado estadual Oscar Rodrigues se aproximou do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante seus anos na presidência da República e estreou na política em 2020, disputando a prefeitura de Sobral pelo MDB com a bênção do então mandatário. Derrotado por Ivo nas urnas, elegeu-se para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em 2022, e representa hoje a ofensiva bolsonarista na cidade cearense que, até o momento, lidera a corrida ao Executivo.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 640 eleitores em Sobral entre os dias 16 e 19 de setembro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 4 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral é CE-00499/2024.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.