Bolsonaro é denunciado por golpe e Trump processa Alexandre de Moraes
Confira as principais notícias do dia no Giro VEJA
O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 34 aliados foram denunciados criminalmente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta terça 18, pela tentativa de golpe de Estado para continuarem no poder. Ao todo, foram cinco denúncias apresentadas contra quadro núcleos de ação.
Para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, Bolsonaro foi o líder e o mentor da organização criminosa que pretendia, inclusive, assassinar o ministro Alexandre de Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se for condenado, Bolsonaro pode pegar mais de quarenta anos de prisão.
A empresa de comunicações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o Rumble, rede social que não opera no Brasil, ingressaram com uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes na Suprema Corte dos Estados Unidos, acusando-o de atentar contra a liberdade de expressão. Eles pedem que Moraes seja proibido de determinar a suspensão de perfis e publicações nas redes sociais.
Também nesta quarta-feira, Trump chamou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, de ditador. O gesto aumenta a pressão para que a Ucrânia aceite um acordo de cessar-fogo que começou a ser costurado entre Estados Unidos e Rússia, sem a sua participação.