Bolsonaro reduz expectativa e agora espera 500 mil em Copacabana
Ex-presidente havia cogitado reunir 1 milhão de apoiadores na manifestação que pretende pressionar pela aprovação de anistia no Congresso

O ex-presidente Jair Bolsonaro recuou na aposta e espera agora reunir 500.000 pessoas na manifestação marcada para o próximo domingo 16, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em anúncios anteriores, Bolsonaro havia alardeado a expectativa de participação de 1 milhão de apoiadores.
O evento tem como mote principal a aprovação de um projeto de lei que dá anistia aos presos pelos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
“O mais importante agora é, no próximo domingo, às 10h, em Copacabana. Espero botar lá pelo menos 500.000 pessoas, acertando um bom discurso, um bom pronunciamento. Só a direita leva povo à rua já há algum tempo. E temos que aproveitar esse momento”, disse Bolsonaro após reunião com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, na tarde de quarta-feira 12.
O encontro foi a primeira aparição pública de ambos desde que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a retomada de contato entre o ex-presidente e Valdemar. O cacique do PL, inclusive, deve participar da manifestação em Copacabana, que, assim como os atos anteriores, está sendo organizada e custeada pelo pastor Silas Malafaia. Nas últimas manifestações, em São Paulo e no Rio, o presidente do partido teve que discursar em horários alternados para não encontrar com Bolsonaro.
Outra participação prevista é a de familiares de presos do 8 de Janeiro no palanque como forma de pressionar pela aprovação do projeto que trata da anistia. Nas últimas semanas, Bolsonaro e aliados têm intensificado as publicações com imagens e vídeos de mulheres e idosos detidos e sem contato com a família.
O ex-presidente disse ainda que o ato tem como objetivo já reunir a militância de olho nas eleições de 2026. “Tenho falado, buscar uma boa bancada, estar com aliados, para que no ano que vem a gente possa fazer com que o país volte a respirar democracia”, declarou.
Veja abaixo vídeo em que Bolsonaro fazia a projeção de 1 milhão de apoiadores em Copacabana: