Caiado anuncia lançamento de pré-candidatura à Presidência
Evento deve acontecer em 4 de abril, em Salvador; governador de Goiás mira eleitorado de direita

O governador de Goiás Ronaldo Caiado (União) anunciou neste sábado, 22, que deverá lançar em breve a sua pré-candidatura à Presidência da República.
Segundo anunciado em suas redes, o evento será em 4 de abril, no Centro de Convenções de Salvador. “Conto com vocês nessa caminhada por um país mais justo, próspero, seguro e forte”, publicou.
A intenção de Caiado de participar da corrida ao Planalto em 2026 vem sido ventilada por ele próprio há tempos. Em abril do ano passado, disse a VEJA que era da sua vontade estar na disputa, mas que, para tanto, era preciso construir uma “base partidária” e avançar em alianças e coligações.
Coloquem na agenda! No dia 4 de abril, às 9h, no Centro de Convenções de Salvador, lançaremos nossa pré-candidatura à Presidência. Conto com vocês nessa caminhada por um país mais justo, próspero, seguro e forte! Vamos juntos! pic.twitter.com/9w8klkbE7j
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) February 22, 2025
Impasse
Apesar de ter o apoio da ala de ACM Neto (União-BA) no lançamento de sua candidatura — daí a escolha por Salvador para o evento –, o nome de Caiado não é consenso nas fileiras do União Brasil. Figuras graúdas, como o presidente do Senado Davi Alcolumbre (União-AP), não devem participar da cerimônia.
Caiado, que por muito tempo foi aliado de Bolsonaro, se afastou do ex-presidente à época das eleições de 2022. Depois, ensaiou uma reaproximação com o capitão nos atos pela “democracia”, no início de 2024, mas novamente se distanciou nas eleições municipais do ano passado, quando ambos apoiaram candidatos distintos para a prefeitura de Goiânia. Aliados afirmam que Caiado optou por bater o martelo sobre lançar sua candidatura na esteira do desgaste de Bolsonaro. Apenas na última semana, o ex-capitão foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por envolvimento na tentativa de golpe de Estado, e seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid fez novas revelações sobre a empreitada.
Pesquisa
Sondagem do Instituto Paraná Pesquisas divulgada na última semana mostra que Caiado teria vida difícil numa eventual disputa à Presidência. Em um cenário com Lula e Bolsonaro na corrida, o governador de Goiás teria 2,7% das intenções de voto.