Caiado e Ratinho lideram aprovação entre governadores que miram o Planalto
Tarcísio de Freitas aparece em terceiro no ranking, segundo levantamento divulgado pela Genial/Quaest nesta sexta-feira, 22

Um levantamento feito pela Genial\Quaest divulgado nesta sexta-feira, 22, sobre a aprovação dos governadores que podem disputar o Planalto em 2026, mostra que o Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), lidera o pódio dos mais bem avaliados, chegando ao índice de 88%. Ele é seguido por Ratinho Junior (PSD-PR), com 80% e, depois, por Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos-SP), que tem 60%.
Apesar dos bons números de aprovação do eleitorado de Caiado e Ratinho, bastante superiores ao de Tarcísio, os dois têm como desafio serem nomes mais conhecidos fora dos seus redutos eleitorais caso realmente entrem na disputa presidencial. Segundo a pesquisa, Tarcísio é desconhecido por 34% dos eleitores no país, número que sobe para 46% no caso de Ratinho Jr. e 54% no caso de Caiado.
O quarto lugar no ranking de aprovação de governadores é de um nome da esquerda — Jerônimo Rodrigues (PT-BA), que tem 59% de aprovação — ele deve disputar a reeleição ao governo.
O quinto lugar é do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que trocou o PSDB pelo PSD em maio deste ano. Ele tem a aprovação de 58% dos gaúchos e também sonha com uma candidatura presidencial em 2026, embora esteja no mesmo partido de Ratinho Jr.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que lançou oficialmente sua pré-candidatura à presidência em um evento em São Paulo no último final de semana, ficou em sexto lugar em aprovação. Segundo o levantamento, ele tem uma taxa de 55% — número que tem caído nos últimos meses.
Na lanterna do levantamento, estão Raquel Lyra (PSD), governadora de Pernambuco, que tem 51%, e Claudio Castro (PL), do Rio, que é, entre os presidenciáveis, quem mais divide a opinião dos eleitores. O governador fluminense tem quase o mesmo índice de aprovação e desaprovação: respectivamente, 43 e 41%.
Raquel Lyra deve tentar a reeleição ao governo, enquanto Cláudio Castro é pré-candidato ao Senado em 2026.