Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Candidato de Ratinho Júnior lidera corrida à prefeitura de Curitiba

Vice-prefeito é seguido por três nomes empatados na segunda posição, diz Paraná Pesquisas

Por Da Redação Atualizado em 11 set 2024, 12h32 - Publicado em 11 set 2024, 09h31

A menos de um mês para as eleições municipais, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), lidera a corrida eleitoral para a capital paranaense, com 32,1% dos votos, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 11, pelo instituto Paraná Pesquisas.

Aliado próximo do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), Pimentel ocupa a vice-prefeitura curitibana desde 2017 como companheiro de chapa do atual prefeito, Rafael Greca (PSD), que está no segundo mandato consecutivo à frente do Executivo municipal e não pode disputar a reeleição. Durante o mandato, o vice-prefeito chefiou também a Secretaria Estadual de Cidades, deixando o cargo em maio deste ano para concorrer à prefeitura da capital.

Na sequência, aparecem na pesquisa três candidatos que se emaranham na disputa pela vice-liderança: o ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), com 16%; o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), com 12,5%; e o ex-senador e também ex-prefeito Roberto Requião (Mobiliza), com 10,9%. Dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais, o cenário é de empate técnico triplo na segunda posição.

Dez nomes na corrida

Com nada menos que dez candidaturas na corrida ao Palácio 29 de Março, a disputa inclui mais seis postulantes que empatam tecnicamente em terceiro lugar: a jornalista Cristina Graeml (PMB), com 6%; a deputada estadual Maria Victoria Borghetti (PP), com 3,5%; o ex-deputado federal Luiz Goulart (Solidariedade), com 2,9%; a professora Andrea Caldas (PSOL), com 1%; o carteiro Samuel de Mattos (PSTU), com 0,3%; e o estudante Felipe Bombardelli (PCO), que aparece na pesquisa com 0% do eleitorado.

No limite da margem de erro, Graeml também chega ao empate técnico na terceira posição com Leprevost e Requião.

Continua após a publicidade

As eleições em Curitiba são marcadas, ainda, por um papel secundário do PT e do PL, que formaram alianças com outros partidos e descartaram candidaturas próprias na capital paranaense. Pimentel, que lidera a corrida, tem como companheiro de chapa o ex-deputado federal Paulo Martins (PL), indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A coligação do vice-prefeito é composta de mais seis partidos de centro e direita: Novo, MDB, Republicanos, Avante, Podemos e PRTB.

Já os petistas decidiram embarcar na coligação do PSB, acompanhando PV, PCdoB e PDT, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva endossa o nome de Ducci à prefeitura curitibana. Como parte do acordo, o PT não tem titulares ou vices na disputa pelo Executivo da capital.

O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em Curitiba entre os dias 7 e 10 de setembro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95%, e a margem de erro é estimada em 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é PR-02748/2024.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.