Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Casos de Covid-19 em presídios crescem dez vezes em janeiro

CNJ foi notificado de 4.500 novas infecções no mês passado, contra 431 em dezembro. Ômicron e aumento da testagem são hipóteses para a alta

Por Da Redação
3 fev 2022, 18h20

O número de novos casos de Covid-19 informados ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pelas unidades prisionais aumentou mais de dez vezes em janeiro na comparação com dezembro. No mês passado, o CNJ foi notificado de cerca de 4.500 novas infecções — 43% desse total são de pessoas presas e 57%, de equipes que trabalham nas prisões. Em dezembro tinham sido 431 casos. Desde agosto de 2021, segundo o órgão, os registros vinham se mantendo abaixo de mil por mês.

As hipóteses para o aumento são a circulação da variante ômicron, que se alastra com mais facilidade, a possibilidade de represamento de dados no final de 2021 que acabaram sendo repassados só em janeiro e o aumento da detecção em razão do aumento do número de testes realizados. Em janeiro, foram feitos 3.900 testes a mais do que em dezembro. Houve 19 mortes registradas por Covid-19 no sistema prisional em janeiro, somando 653 desde o início da pandemia (314 de pessoas presas e 339 de servidores). Especialistas apontam que, assim como no restante da população, pode haver subnotificação. Segundo o último levantamento do Depen (Departamento Penitenciária Nacional), a população prisional era de 820.689 pessoas em junho de 2021.

Novos casos de Covid-19 no sistema prisional -
Novos casos de Covid-19 no sistema prisional (CNJ/Divulgação)

No sistema socioeducativo, que recebe adolescentes que praticaram atos infracionais, os casos também subiram: de 128 em dezembro para pelo menos 256 em janeiro. Foram registradas duas mortes de jovens por Covid-19 no mês passado, totalizando 117 desde o início da crise sanitária.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.