Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Cerrado ultrapassa Amazônia e se torna o bioma mais desmatado do Brasil

Levantamento do MapBiomas mostra destruição na região conhecida como Matopiba, que inclui Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 Maio 2024, 21h05 - Publicado em 28 Maio 2024, 12h38

O Cerrado ultrapassou a Amazônia e se tornou o bioma mais desmatado do Brasil em 2023, segundo levantamento do instituto MapBiomas. Foram 1.110.326 hectares destruídos nesse ecossistema, um crescimento de 68% em relação a 2022. 

Os dois biomas somam mais de 85% da área desmatada no país — só o Cerrado corresponde a 61% do total. Segundo o instituto, o problema está na região conhecida como Matopiba, que inclui Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Esses estados responderam por quase metade (47%) de toda a perda de vegetação nativa no país no ano passado e registraram três em cada quatro hectares desmatados no Cerrado em 2023. Dois terços dos cinquenta municípios que mais desmataram no Brasil em 2023 ficam no Cerrado. 

Dos quatro estados do Matopiba, apenas o Piauí teve redução da área desflorestada. O Maranhão saiu da quinta posição para a primeira no ranking de desmatamento pela primeira vez, com um aumento de 95,1% em relação a 2022. A Bahia aparece em segundo lugar, seguido pelo Tocantins, que teve o maior crescimento em comparação ao ano passado. Veja os cinco estados brasileiros que mais desmatam: 

  1. Maranhão: 331.225 hectares (aumento de 95,1%)
  2. Bahia: 290.606 hectares (aumento de 27,5%)
  3. Tocantins: 230.253 hectares (aumento de 177,9%)
  4. Pará:  184.763 hectares (queda de 60,3%)
  5. Mato Grosso: 161.381 hectares (queda de 32,1%)

Desmatamento em queda

    Segundo o MapBiomas, 97% do desmatamento do país teve a expansão agropecuária como vetor — foram 1.829.597 hectares no total. Apesar disso, o Brasil registrou queda de 11,6% na área desmatada em 2023. 

    Continua após a publicidade

    “Os dados apontam a primeira queda do desmatamento no Brasil desde 2019, quando se iniciou a publicação do relatório. Por outro lado, a cara do desmatamento está mudando no Brasil, se concentrando nos biomas onde predominam formações savânicas e campestres e reduzindo nas formações florestais”, destaca Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas.

    Amazônia

    Na Amazônia, foram perdidos 1.245 hectares por dia, o equivalente a cerca de oito árvores por segundo. O dia mais marcante foi 15 de fevereiro, quando foi desmatada uma área equivalente a quase 6 mil campos de futebol em apenas 24 horas, estima o MapBiomas.

     

     

     

    Publicidade

    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.