Chuvas em SP: novo sistema de alertas por celular é acionado pela 1ª vez
Temporal forte atinge capital paulista na tarde desta sexta-feira; tecnologia já havia sido testada em outras cidades

Nesta sexta-feira 24, milhões de pessoas na cidade de São Paulo foram surpreendidas com alertas de chuvas enviados pela Defesa Civil diretamente a seus aparelhos celulares. A capital paulista é atingida por fortes temporais nesta tarde, e os avisos foram emitidos quase simultaneamente por volta das 16h.
A notificação foi enviada por meio da tecnologia cell broadcast, que permite alcançar qualquer celular conectado a redes de internet móvel 4G e 5G. O sistema permite que o aviso seja exibido imediatamente na tela do dispositivo, sobre qualquer outro aplicativo em funcionamento, mesmo para quem nunca se cadastrou para receber alertas.
Esta é a primeira vez que o sistema cell broadcast é acionado pela Defesa Civil na capital. A implementação foi oficializada em todo o estado no último mês de dezembro após ser testada em São Sebastião, município do litoral norte paulista devastado por chuvas no início de 2023. No fim do ano passado, moradores de Campinas já haviam relatado receber a notificação — o fenômeno também ocorreu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, que já havia adotado o novo sistema.
Alertas graves e severos
Segundo relatos de moradores, os avisos de chuva variaram entre “grave” e “severo”, conforme a região onde estavam no momento do disparo. Em diversos bairros da capital, o alerta foi recebido já durante a tempestade — outras pessoas informaram que receberam a notificação poucos minutos antes do começo dos temporais.
De acordo com a Interface de Divulgação de Alertas Públicos, gerenciada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, ao menos dez estados tinham avisos de emergência em andamento nesta sexta-feira: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Pará e Amazonas. Além de chuvas intensas, o sistema permite enviar notificações de risco para tempestades de raios, inundações, enxurradas, deslizamentos de terra e granizo.