Chuvas fortes voltam a cair em São Paulo, com potencial de alagamentos
Previsão é do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Prefeitura; terça-feira, 18, foi marcada por granizo e inundações

Pancadas de chuva de intensidade moderada e forte estão previstas para a tarde desta quarta-feira 19 em São Paulo, com possibilidade de alagamentos. A previsão é do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da prefeitura.
De acordo com boletim emitido na parte da manhã, entre o meio da tarde e o início da noite há potencial para rajadas de vento e inundações. O quadro se dá devido à combinação de temperaturas elevadas e a entrada da brisa marítima, que favorece a formação de áreas de instabilidade, diz o CGE. Os termômetros devem chegar a 33°C.
O cenário de sol e calor durante o dia seguido por chuvas fortes no fim de tarde — com potencial para alagamentos — deve se estender até o fim de semana. Os termômetros variam entre 20°C e 32°C. De acordo com o CGE, já choveu quase 85% do previsto para o mês de fevereiro em São Paulo.
Morte e chuva de granizo
Na terça-feira 18, a Defesa Civil emitiu mais um “alerto severo” para chuva forte na capital paulista, com foco na Zona Leste e no Centro da cidade. Foram registrados pelo menos oito pontos de alagamentos em todas as regiões da capital.
Também houve alerta para raios, ventos e até granizo. A cidade entrou em estado de atenção para a chuva das 14h55 às 16h05. O temporal da noite castigou, principalmente, a Zona Norte. Os bairros que registraram os maiores volumes pluviométricos foram Pirituba/Jaraguá, Perus e Freguesia do Ó. Neste último bairro, uma motorista de aplicativo foi encontrada morta pelo Corpo de Bombeiros na Avenida General Edgar Facó. Janaína de Souza Maia, de 47 anos, estava com o carro submerso.
Segundo o CGE, a capital paulista registrou, na terça 18, a maior temperatura máxima absoluta do ano, de 36,9°C, em Perus. O recorde de temperatura máxima média foi na segunda-feira 17, com 34,2°C.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil de São Paulo emite alertas por SMS aos cidadãos sobre riscos de tempestades. O serviço fornece informações meteorológicas sobre qualquer um dos 645 municípios do estado de São Paulo, incluindo a capital.
Quem não recebeu a mensagem para realizar o cadastramento pode solicitar o serviço enviando um SMS para o número 40199. Basta digitar o CEP da residência ou de outros locais de interesse. O envio de SMS é gratuito.