Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Chuvas no RS: mortes chegam a 154 e estado enfrenta novos recordes de frio

Nível do Guaíba fica estável abaixo de 5 metros, mas escoamento das águas deixa Lagoa dos Patos em alerta para inundações

Por Bruno Caniato Atualizado em 17 Maio 2024, 11h40 - Publicado em 17 Maio 2024, 10h30

Com a confirmação de mais três vítimas fatais, o total de mortes causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 154, segundo boletim divulgado às 9h desta sexta-feira, 17, pela Defesa Civil. Ao todo, quase 2,3 milhões de habitantes em 461 municípios foram afetados de alguma forma pelos temporais — 806 pessoas ficaram feridas e outras 98 ainda estão desaparecidas.

A intensidade das chuvas diminuiu nos últimos dias e as precipitações devem ser intermitentes ao longo do fim de semana, de acordo com o portal Climatempo. Por outro lado, as tempestades deram lugar a uma onda de frio intenso, devido à massa de ar polar que atravessa o estado, e a população vem enfrentando as temperaturas mais baixas do ano desde a última terça-feira, 14.

Na quinta-feira, 16, a temperatura mínima em Porto Alegre chegou a 6,7ºC e a máxima não passou dos 13,6ºC, consolidando o terceiro dia consecutivo de frio recorde na cidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão, porém, é de uma ligeira elevação da temperatura nos próximos dias, pelo menos até a segunda-feira, 20 — até lá, os termômetros na capital devem marcar entre 10ºC e 20ºC ao longo do dia.

A situação no restante do estado é similar, com algumas regiões sofrendo com temperaturas mais baixas nas primeiras horas do dia, particularmente nas áreas da Campanha Gaúcha, na fronteira com o Uruguai. Nessas zonas, a maioria das cidades deve amanhecer com termômetros entre 6ºC e 8ºC, de acordo com o portal MetSul.

Estabilidade na bacia do Guaíba

Após semanas registrando cheias históricas, o Lago Guaíba e os rios que nele desaguam vêm mostrando estabilidade no volume das águas. O nível do Guaíba está abaixo de 5 metros desde a madrugada de ontem e vem caindo, marcando 4,70 metros na manhã desta sexta-feira, como indica o monitoramento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) estadual e o Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Continua após a publicidade

A situação continua alarmante na Lagoa dos Patos, que recebe o escoamento das águas do Guaíba, mas dá indícios de um cenário menos crítico. Na tarde de ontem, a laguna transbordou e inundou parte dos municípios no entorno, como Pelotas, Capivari do Sul e São José do Norte — desde então, o nível baixou cerca de 6 centímetros e chegou a 2,74 metros na manhã de hoje, ainda muito acima da cota de inundação de 1,3 metro.

O risco de novos deslizamentos e enchentes continua alto em todo o estado em razão do acúmulo das chuvas, que começaram no último 30 de abril. O nível de vigilância é considerado “muito alto” pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), conforme boletim desta sexta-feira, 17.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.