Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Com Covid em alta e UTI lotada, Chapecó recebe Bolsonaro para ‘motosseata’

Cidade propagandeada como modelo de uso do ‘tratamento precoce’ pelo bolsonarismo será visitada pelo presidente pela segunda vez em menos de  três meses

Por Caíque Alencar, Camila Nascimento Atualizado em 25 jun 2021, 14h18 - Publicado em 25 jun 2021, 14h09

O presidente Jair Bolsonaro chega nesta sexta-feira, 25, a Chapecó para uma segunda visita em menos de três meses ao município de 224.000 habitantes propagandeado pelo bolsonarismo como um exemplo bem-sucedido do chamado “tratamento precoce” (uso de medicamentos sem eficácia comprovada, como a cloroquina) contra a Covid-19 – o que está longe de ser verdade.

Na cidade, Bolsonaro fará no sábado, 26, um novo passeio de moto com simpatizantes, o quarto ato desse tipo nos últimos meses – já fez eventos semelhantes em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo. A expectativa é reunir cerca de 50.000 motos, segundo a organização, um número bastante otimista tendo em vista que a última “motosseata”, em São Paulo, no dia 12 de junho, reuniu pouco mais de 6.600 veículos.

Segundo o motociclista Cleverson Dalmora, que está organizando o evento, o percurso não foi definido, mas vai ter uma distância de cerca de 50 quilômetros, percorrendo as principais vias do município a partir das 9h. “O trajeto vai ficar a critério do presidente. Onde ele quiser andar, o comboio de motos segue atrás”, afirma.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR) disse que se trata de evento privado e não tem informação sobre quais vias serão percorridas. Hoje, no entanto, o presidente visita obras de modernização da Arena Condá, estádio usado pela Chapecoense, feitas por meio de dinheiro federal viabilizados por emendas do prefeito João Rodrigues (PSD) quando era deputado federal. O estádio será o ponto de chegada da “motosseata” no sábado.

Cloroquina

Apesar da propaganda bolsonarista, o município não enfrenta uma situação confortável na pandemia. Nesta sexta-feira, a cidade tinha 96% de ocupação de leitos de UTI da rede pública. O número de casos da doença vem subindo nos últimos dias: hoje chegou a 436, contra 402 da quinta-feira e 379 de quarta-feira. Até agora, Chapecó já teve 647 mortes, oito delas na última semana.

Continua após a publicidade
O presidente Jair Bolsonaro ergue o braço do prefeito João Rodrigues (PSD) durante visita a Chapecó (SC)
O presidente Jair Bolsonaro ergue o braço do prefeito João Rodrigues (PSD) durante visita a Chapecó (SC) em abril deste ano (Alan Santos/Presidência da República/Divulgação)

Quando Bolsonaro visitou Chapecó em abril, a situação também era ruim, com 100% dos leitos de UTI ocupados. À época, a cidade passava por uma intensificação das medidas restritivas, com a imposição de toque de recolher e fechamento do comércio.

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.