Como será investida de Eduardo Paes por vitória de Lula no Rio de Janeiro
Prefeito participou de anúncio de apoio de nomes do PSD ao petista e indicou mobilização em áreas estratégicas e avanço sobre eleitorado evangélico
Durante o anúncio de apoio de lideranças do PSD à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta quinta-feira, 6, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) declarou que irá se empenhar “incessantemente” pela vitória do petista contra Jair Bolsonaro (PL).
No estado, que é o terceiro maior colégio eleitoral do país, o atual presidente da República saiu vitorioso nas urnas e ainda conquistou a reeleição em primeiro turno do aliado Cláudio Castro (PL) ao governo.
“O time que já está na rua vai intensificar o trabalho essa semana. As forças políticas do Rio estão unidas em torno da sua candidatura”, disse Paes a Lula. “Estou aqui com a deputada Lucinha, a mais votada da zona oeste, em Campo Grande, Santa Cruz, e a mensagem que passamos aqui é que vamos trabalhar incessantemente. Estamos juntando todas as forças políticas do Rio de Janeiro para lhe dar a vitória”, completou.
Apenas na capital fluminense, Lula foi o mais votado em 33 zonas e, Bolsonaro, em 16. O atual presidente tem vantagem, por exemplo, na zona oeste — região que será prioridade da investida de Paes e aliados e onde o petista já tem encontros marcados na próxima semana.
Está sendo programado para a próxima terça-feira, 11, um grande encontro de pastores e lideranças evangélicas em São João de Meriti em apoio a Lula. A populosa baixada fluminense, que concentra significativo número de eleitores, é um dos principais focos no estado.
Importante nome do União Brasil, o prefeito de Belford Roxo e presidente estadual da legenda, Waguinho esteve no encontro em São Paulo e afirmou estar “estudando” o aceno a Lula. Também nesta terça, o mandatário esteve com Jair e Flávio Bolsonaro em Brasília.
“Quero ouvi-los e vamos abrir um debate amplo. Entender o que estão pensando e vamos chegar a um consenso. E quero que seja um consenso por unanimidade. Vai um, vai todo mundo. Porque aí a força é muito maior”, declarou Waguinho.
O prefeito de Belford Roxo afirmou, ainda, considerar a proposta de Lula “muito boa” e mais direcionada ao “povo menos favorecido”, com medidas voltadas a saneamento, infraestrutura e “comida na mesa do povo pobre”.
Bolsonaro, por outro lado, tem usado como moeda de troca o fortalecimento de deputados antigos e novatos, além de acenar com o apelo do Auxílio Brasil à camada mais pobre da população.
“A proposta de fortalecer a democracia brilha nossos olhos. Mas também não podemos rejeitar a proposta do presidente Bolsonaro, de fortalecer a base do Rio de Janeiro, de abrir espaço pra quem está chegando agora. Mas o fortalecimento da segurança jurídica, da empregabilidade, de levar comida na mesa do povo pobre, sofrido, essa é uma proposta que nos agrada muito”, declarou a jornalistas na saída do encontro.
Durante o evento, que contou com lideranças como o senador Otto Alencar (PSD-BA), as críticas se voltaram à gestão Bolsonaro no governo federal. Eduardo Paes atacou o que chamou de “ruptura permanente do pacto federativo” e afirmou que não existem programas federais que dialoguem com os demais entes da federação.
“Todas as benesses e eventuais bondades que esse governo quer fazer, faz em cima dos municípios. Quando tem isenções, redução de carga tributária, elas se dão tão somente com aqueles tributos e impostos que são partilhados com estados e municípios. Nunca acontece com aquelas contribuições ou tributos que são de exclusividade da União”, afirmou o prefeito do Rio de Janeiro.
Veja os nomes do PSD que participaram do encontro em apoio a Lula:
Eduardo Paes – Prefeito do Rio de Janeiro e Presidente Estadual do PSD-RJ
Felipe Santa Cruz – ex-presidente da OAB e candidato a vice-governador na chapa de Rodrigo Neves (PDT)
Senadores
Alexandre Silveira (Minas Gerais)
Carlos Fávaro (Mato Grosso)
Otto Alencar (Bahia)
Deputado Marcelo Ramos – (Amazonas, representando senador Omar Aziz)
Deputados federais – Rio de Janeiro
Laura Carneiro
Pedro Paulo
Daniel Soranz
Renan Ferreirinha (Secretário de Educação do Rio de Janeiro)
Deputados estaduais – Rio de Janeiro
Lucinha
Luiz Paulo Correia da Rocha
Guilherme Schleder
Eduardo Cavaliere