Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Conselho de Ética que livrou Eduardo Bolsonaro não pune ninguém desde 2016

Último deputado a ter punição imposta pelo colegiado foi Jean Wyllys (PSOL-RJ), por ter cuspido em Bolsonaro durante votação do impeachment de Dilma

Por Da Redação 8 abr 2021, 17h32

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que arquivou nesta quinta-feira, 8, representação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) por ter feito a defesa da volta do AI-5, o ato institucional que aprofundou a repressão na ditadura militar em 1968, é bastante experiente no assunto: desde 2016, o colegiado não pede a punição de ninguém.

O último punido foi o deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) no final de 2016 por ter cuspido no então colega de Câmara, o hoje presidente Jair Bolsonaro – ele recebeu uma censura escrita. O fato ocorreu durante a votação da admissibilidade do impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Já Bolsonaro, que defendeu o torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra, algoz de Dilma na ditadura, na mesma votação, teve o seu processo arquivado.

Desde então, o conselho recebeu 47 representações e ninguém teve até agora pedido de punição. Nada menos do 33 desses processos foram arquivados ou têm parecer pelo arquivamento, enquanto outros dois não foram nem admitidos no colegiado e um foi retirado. Os demais continuam em andamento.

O deputado federal Emerson Petriv, conhecido como Boca Aberta (Pros-PR), também chegou a ter a sua suspensão do mandato por seis meses aprovada pelo conselho, mas a decisão foi revogada após recurso à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que na semana passada determinou que fossem ouvidas novas testemunhas – ele é acusado de ter invadido uma unidade de saúde em Jataizinho, região de Londrina (PR), e ter provocado um tumulto no local.

Dos onze que continuam em tramitação à espera de parecer, nove são relacionados ao deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que está em prisão domiciliar e foi afastado do cargo por ter feito ataques às instituições e à ordem democrática, em especial ao Supremo Tribunal Federal – são oito referentes a esse caso.  O nono processo trata de uma gravação clandestina que ele fez de uma reunião do partido e depois repassada a veículos de imprensa. Essa representação foi feita pelo próprio PSL.

Continua após a publicidade

Outros dois processos em tramitação envolvem a deputada Flordelis (PSD-RJ) — investigada sob a acusação deplanejar o assassinato do marido – e do Coronel Tadeu (PSL-SP), que foi denunciado pelo PT por ter destruído uma exposição sobre racismo no Dia da Consciência Negra, em um dos espaços da Câmara.

Eduardo Bolsonaro

A representação contra Eduardo Bolsonaro foi arquivada por 12 votos 5. O deputado era acusado por quatro partidos por incitação à quebra da ordem democrática por ter defendido o AI-5 durante entrevista ao canal da apresentadora Leda Nagle, no YouTube.

“Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. Essa resposta pode ser via um1 novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada através de plebiscito, como ocorreu na Itália. Alguma resposta vai ter que ser dada”, declarou.

Continua após a publicidade

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara tem 21 deputados e escolheu nesta quinfa-feira, 8, o seu novo presidente, Paulo Azi (DEM-BA).

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.