Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Coronel vira réu por xingamentos a generais durante atos de 8 de Janeiro

Adriano Testoni gravou vídeos em que ofende o Alto Comando do Exército durante a invasão aos prédios públicos

Por Da Redação Atualizado em 15 Maio 2024, 23h35 - Publicado em 27 jun 2023, 14h29

A Justiça Militar aceitou denúncia contra o coronel da reserva do Exército Adriano Camargo Testoni, que gravou vídeos xingando generais durante os atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. 

Em maio, o Ministério Público Militar ofereceu denúncia contra Testoni pelo crime de injúria, aceita pela juíza Flavia Ximenes Aguiar de Sousa, da 1ª Auditoria Militar de Brasília. “De fato, em tese, a conduta descrita na peça inaugural constitui crime impropriamente militar, nos termos do artigo 9º, inciso II, alínea ‘a’, do Código Penal Militar. Assim, presentes os requisitos objetivos e subjetivos para a propositura da ação penal militar, recebo a denúncia oferecida”, diz a decisão.

Testoni trabalhava como assessor da Divisão de Coordenação Administrativa e Financeira do Hospital das Forças Armadas em Brasília. Nas imagens divulgadas durante a invasão aos prédios da Praça dos Três Poderes, o coronel aparece gritando, de camiseta verde e amarela, e ofende o Alto Comando do Exército. “Forças Armadas filhas da p…, bando de generais filhos da p…, vanguardeiros de merda. Covardes. Olha o que está acontecendo com a gente. Freire Gomes (ex-comandante do Exército), filho da p… Alto Comando do c… Vão tudo tomar no c…”, diz.

Segundo a denúncia, ele também xingou seus superiores hierárquicos, os generais Carlos Duarte Pontual de Lemos, Cristiano Pinto Sampaio e Pedro Celso Coelho Montenegro, em outros dois vídeos enviados em grupos de WhatsApp. O coronel foi exonerado em janeiro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.