Curitiba: Gestões Pimentel e Ratinho Jr têm mais de 80% de aprovação
Já o presidente Lula amarga mais de 60% de desaprovação entre os eleitores da capital paranaense

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 12, mostra que entre os eleitores de Curitiba, o prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel (PSD), e o governador do Estado, Ratinho Jr (PSD), têm avaliação positiva acima de 80% cada um. A pesquisa mais recente ouviu 806 eleitores (436 mulheres e 370 homens) curitibanos entre os dias 7 e 11 deste mês. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Pimentel, que está no primeiro mandato, é aprovado por 80,5% dos entrevistados, enquanto 17,1% desaprovam a administração atual. Já 2,4% não souberam ou não quiseram opinar. Entre 2017 e 2024, Pimentel foi vice de Rafael Greca (PSD). De acordo com os dados da pesquisa, 60,8% consideram que o atual governo é igual ao anterior. Para 24,4%, a gestão Pimentel é melhor que de Greca. Para 12%, pior. Não sabem ou não opinaram 2,7%.

Em seu segundo mandato, o governador Ratinho Jr é aprovado por 81,1%, enquanto 15,6% desaprovam e 3,2% não sabem ou não responderam. Cotado para ser candidato a presidente da República ou senador, o chefe do Poder Executivo paranaense deve deixar o cargo até abril do ano que vem — seis meses antes do pleito — para disputar as eleições gerais. De acordo com o Paraná Pesquisas, desde o levantamento de abril deste ano, a gestão Ratinho Jr está com aprovação acima de 80%. Entre março e outubro de 2024, a avaliação positiva do atual governo estava na casa dos 70%.

Lula continua mal avaliado entra curitibanos
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem alta desaprovação entre os eleitores de Curitiba. Para 63,5% dos entrevistados, o governo vai mal. Já 33,7% aprovam a gestão do petista, que está em seu terceiro mandato na Presidência da República e deve disputar a eleição presidencial do ano que vem. Segundo dados da pesquisa, 2,7% não souberam ou não quiseram responder.