Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Curitiba: Pimentel cresce e abre 8 pontos de vantagem para Cristina Graeml

Pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta segunda-feira desfaz situação de empate técnico que havia sido apontada no primeiro levantamento feito pelo instituto

Por Da Redação 21 out 2024, 11h25

Na reta final para o segundo turno da eleição em Curitiba, o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) abriu vantagem sobre a sua oponente, a jornalista Cristina Graeml (PMB), segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 21, pelo instituto AtlasIntel.

De acordo com o levantamento, Pimentel tem 51,4% das intenções de voto contra 43% de Graeml — a vantagem do candidato do PSD está fora da margem de erro da pesquisa, é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Votos brancos e nulos representam 4,8% do total, e outros 0,9% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder ao levantamento.

Desde o início da segunda fase de campanha, esta é a primeira pesquisa que indica um favorito ao Executivo local. Em comparação com o levantamento anterior, publicado pelo AtlasIntel na quarta-feira, 16, Pimentel avançou 2,4 pontos percentuais na preferência do eleitor e Graeml recuou 2 pontos, desfazendo o empate na margem de erro (o placar era de 49% a 45% a favor do vice-prefeito).

Se forem computados apenas os votos válidos (sem contar brancos e nulos), que é o critério utilizado pela Justiça Eleitoral no dia da apuração, Pimentel tem 54,5% contra 45,5% de Cristina Graeml.

Racha no eleitorado

Desde a reta final do primeiro turno, a disputa pela prefeitura de Curitiba é marcada por uma acirrada competição pelo voto do eleitorado à direita. Na primeira rodada de votação, Pimentel recebeu 33,51% dos votos válidos contra 31,17% de Graeml, diferença equivalente a menos de 20 mil votos no maior colégio eleitoral do Paraná.

Continua após a publicidade

O apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, visto como crucial por ambos os candidatos, é ponto de atrito dentro das campanhas e do próprio eleitorado bolsonarista. Oficialmente, o PL integra a coligação de Pimentel, candidato do governador Ratinho Júnior (PSD), e indicou o nome de Paulo Martins para compor sua chapa como vice — o ex-mandatário, contudo, vem sinalizando que pode endossar publicamente a candidatura de Graeml, ex-comentarista da Jovem Pan e sua defensora de longa data.

A pesquisa divulgada nesta segunda-feira indica os reflexos desta indefinição sobre as intenções de voto. De acordo com o levantamento, a preferência por Graeml é expressiva (63,7%) entre quem votou em Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022. Já aqueles que votaram em Ratinho Júnior estão virtualmente divididos entre a jornalista (49,2% dos votos) e o vice-prefeito (49%) das intenções de voto neste segmento.

Já entre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 77,3% declararam voto em Pimentel, no que parece ser uma clara opção para derrotar a direita na capital paranaense, uma vez que a esquerda ficou fora do segundo turno — o PSD, ao menos, integra a base do governo petista

O instituto AtlasIntel entrevistou 1.199 eleitores em Curitiba entre os dias 14 e 19 de outubro de 2024. O grau de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é estimada em 3 pontos percentuais (pp) para mais ou para menos. O número de registro da pesquisa junto à Justiça Eleitoral é PR-00791/2024.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.