Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Datafolha: Após apagão, Nunes cai 4 pontos, mas votos não vão para Boulos

Levantamento divulgado nesta quinta-feira mostra que cresceu o percentual de eleitores que pretendem votar nulo ou em branco

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 out 2024, 18h02 - Publicado em 17 out 2024, 17h25

Após o apagão que atingiu a capital paulista desde a sexta-feira, 11, e afetou 3,1 milhões de pessoas, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) caiu 4 pontos percentuais na pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, 17, mas continua na frente no segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo, com 51% das intenções de voto, contra 33% de Guilherme Boulos (PSOL).

Na rodada anterior, divulgada há uma semana, Nunes tinha 55%, e Boulos, os mesmos 33%. A oscilação negativa do prefeito, no entanto, não representou uma transferência de votos para o adversário — eles migraram para brancos ou nulos, que foram de 10% para 14%. Os indecisos são 2%.

A variação negativa de Nunes ocorreu no limite da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento também mostra que o apagão não afetou a rejeição do prefeito, que oscilou de 37% para 35%. A de Boulos caiu de 58% para 56%. 

Nos últimos dias, a falta de energia na capital virou o principal tema da campanha. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas após a tempestade da noite de sexta-feira. Nos debates e em publicações nas redes sociais, o candidato do PSOL jogou a crise no colo de Nunes, alegando que a prefeitura não fez a poda das árvores na cidade. O prefeito, por sua vez, culpou a Enel e o governo federal.

A pesquisa aponta que cresceu de 4% para 8% o número de eleitores de Pablo Marçal (PRTB) que vão optar por Boulos no segundo turno. No caso de Nunes, essa fatia caiu de 84% para 77%. Pelo menos 82% dos eleitores de Tabata Amaral (PSB) vão votar no candidato do PSOL, e 27%, no prefeito. 

Nunes tem ainda 83% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro e 26% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Boulos tem o respaldo de 65% dos apoiadores do petista, e apenas 5% do ex-presidente. O Datafolha ouviu 1.204 eleitores nos dias 15 e 16 de outubro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº SP-05561/2024. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.