Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Datafolha em MG: Romeu Zema tem 47% e Alexandre Kalil, 23%

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira mostra que governador mineiro mantém boa vantagem sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte na largada da campanha

Por Redação
Atualizado em 19 ago 2022, 09h33 - Publicado em 18 ago 2022, 19h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Datafolha divulgou nesta quinta-feira, 18, novos números para a disputa pelo governo de Minas Gerais. O levantamento mostra que, na largada da campanha, o atual governador, Romeu Zema (Novo), oscilou negativamente, mas mantém uma vantagem confortável sobre o seu principal adversário, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), que cresceu dentro da margem de erro.

    Segundo o Datafolha, Zema tem 47% das intenções de voto (tinha 48% em julho), enquanto Kalil aparece com 23% da preferência (tinha 21% em julho). Em seguida vêm o senador Carlos Viana (PL), que foi de 4% para 5%, empatado dentro da margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB), ambas com 2%.

    Marcaram 1% Marcus Pestana (PSDB), Cabo Paulo Tristão (PMB), Lourdes Francisco (PCO) e Lorene Figueiredo (PSOL). Indira Xavier (UP) não pontuou. Brancos e nulos somam 9% e eleitores indecisos, 9%.

    A pesquisa foi feita por meio de entrevistas presenciais com 1.216 eleitores entre os dias 16 e 18 de agosto e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MG-06603/2022.

    Avaliação de governo e rejeição

    A pesquisa do Datafolha mediu a avaliação dos eleitores de Minas Gerais ao governo de Romeu Zema. Os que classificam a gestão como “ótima” ou “boa” são 47%, os que a veem como “regular” são 33% e os que a avaliam como “ruim” ou “péssima” são 15%.

    Continua após a publicidade

    O instituto também mostra a rejeição aos candidatos, ou seja, aqueles em que os eleitores não votariam de jeito nenhum. Nesse quesito, Alexandre Kalil tem 27% e Romeu Zema, 21%.

    Disputa presidencial em Minas Gerais

    O Datafolha ainda traz números da corrida presidencial no estado, segundo maior colégio eleitoral do país, com 16,3 milhões de eleitores, onde todos os presidentes eleitos desde a redemocratização venceram.

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi de 48% em julho para 49% e o presidente Jair Bolsonaro passou de 28% para 29%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 6% entre os eleitores mineiros e a senadora Simone Tebet (MDB), 2%. Vera Lúcia (PSTU) marcou 1% no estado, assim como o coach Pablo Marçal, que teve sua candidatura retirada pelo PROS. Roberto Jefferson (PTB), José Maria Eymael (DC) e Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.