Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Datafolha: Fuad larga na frente de Bruno Engler em Belo Horizonte

Primeira pesquisa do instituto no segundo turno mostra prefeito com 48% das intenções de voto contra 41% do candidato de Bolsonaro

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 out 2024, 17h03 - Publicado em 10 out 2024, 16h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A primeira pesquisa eleitoral do Datafolha depois do primeiro turno das eleições, divulgada nesta quinta, 10, mostra que, em Belo Horizonte, o prefeito Fuad Noman (PSD) tem uma ligeira vantagem sobre o seu adversário Bruno Engler (PL). Enquanto o candidato à reeleição tem 48% das intenções de voto, o nome escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para a capital mineira tem 41%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

    O resultado da pesquisa desta quinta-feira inverte o pódio do resultado das urnas no domingo, 7. Engler foi para o segundo turno com 34,38%, equivalente a 435.853 dos votos, consolidando-se em primeiro lugar. Enquanto isso, Fuad ficou em segundo, obtendo 26,54% — 336.442 votos. A diferença entre os dois foi de 99.411 votos, o equivalente a 7,84% do eleitorado de Belo Horizonte. O terceiro lugar ficou com o apresentador Mauro Tramonte (Republicanos), que liderava no começo da campanha, mas fez apenas 15,22% dos votos. Em quarto, ficou Gabriel (MDB), que teve 10,55%, e em quinto ficou a deputada federal Duda Salabert (PDT), que fez 7,68% dos votos.

    Segundo o levantamento do Datafolha, 84% dos eleitores de Belo Horizonte disseram que já estão decididos sobre o seu voto. Engler lidera a rejeição: 48% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum. A rejeição do prefeito também é alta, chegando a 39%. Os eleitores do candidato bolsonarista são mais fiéis. A pesquisa do Datafolha indicou que ele é o candidato ideal para 63% dos seus eleitores, enquanto 35% disseram que vão votar nele porque não há opção melhor. Nesse mesmo segmento da pesquisa, Fuad é considerado o nome ideal por 44% dos seus eleitores, enquanto 56% disseram que votarão nele por não haver opção melhor.

    Além disso, 8% dos eleitores disseram que votarão em branco ou nulo, enquanto 4% disseram que ainda não sabem em quem vão votar. A pesquisa ouviu 910 pessoas presencialmente, nos dias 8 e 9 de outubro. 

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.