Desafio para Sidônio: o crescente número que acha ‘péssimo’ o governo Lula
Novo ministro da Comunicação tem como principal missão melhorar a imagem do terceiro mandato do petista

Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre 7 e 10 de janeiro mostra que o trabalho do novo ministro da Secretaria de Comunicação, o publicitário Sidônio Palmeira, para melhorar a imagem do governo não será nada fácil.
Segundo a pesquisa, o percentual da população que acha o governo “péssimo” subiu de 23,7%, em agosto do ano passado, para 34,2%, neste início de 2025, um salto de mais de 10 pontos percentuais. A taxa dos que consideram o governo “ruim” cresceu de 7% para 8,4%.
Já aqueles que consideram o governo “ótimo” fez o movimento inverso: caiu de 15,9% para 11,1%. O percentual de quem avalia o trabalho como “bom” também refluiu, de 24,1% para 22,7%. Mesmo a turma que acha a gestão “regular” foi ficando menor no período: caiu de 27,9% para 22,5%.
Aprovação
No geral, o brasileiro continua dividido em relação ao governo petista, refletindo o quadro da eleição de 2022, quando Lula derrotou Jair Bolsonaro por mero 1,8 ponto percentual de vantagem (50,9% a 49,1%).
Segundo o Paraná Pesquisas, 46,1% aprovam o trabalho do petista em seu terceiro mandato, enquanto 5,4% o desaprovam — outros 3,5% não souberam ou não quiseram opinar.
No recorte por faixa do eleitorado, os segmentos que mais aprovam o trabalho de Lula são os eleitores com ensino fundamental (57,4%), seguidos pela população não economicamente ativa (51,3%), jovens de 16 a 24 anos (49,6%) e mulheres (49,5%).
Já os que mais reprovam a gestão do petista são os eleitores com ensino médio (57,9%), aqueles que têm ensino superior (56,2%), homens (55%) e brasileiros com 25 a 34 anos (54,8%).
Na apuração por regiões do país, o cenário é o mesmo de outros levantamentos, com aprovação maior no Nordeste (51,6%) e menor no Sul (34,7%). Tanto no Sudeste (48,1% a 48,9%) quanto no Norte/Centro-Oeste (41,6% a 54,5%), as aprovações são menores que as taxas de reprovação.
“Cortina de fumaça”
No discurso de posse nesta terça-feira, 14, Sidônio Palmeira, que foi marqueteiro da campanha de Lula em 2022, disse que o petista “recebeu um país destruído e desmoralizado” e que em apenas dois anos “arrumou a casa, melhorou os indicadores econômicos, de justiça social e o combate à pobreza”. “O nosso país voltou a ser respeitado no mundo. Mas esse trabalho não está sendo percebido por parte da população. A informação dos serviços não chega na ponta, a população não consegue ver o governo em suas virtudes”, afirmou.
E criticou a visão negativa do governo fomentada pela oposição nas redes sociais. “A mentira nos ambientes digitais, fomentada pela extrema direita, cria uma cortina de fumaça.”