Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Desembargador cancela audiência com Palocci sobre ‘tortura’ na Lava Jato

Loraci Flores, do TRF4, atendeu a argumentação do MPF e decidiu que o novo juiz da Lava Jato não tem competência para tratar da colaboração do ex-ministro 

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 Maio 2023, 20h00 - Publicado em 18 Maio 2023, 19h38

O desembargador Loraci Flores de Lima, relator da Operação Lava Jato no Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4), cancelou nesta quinta-feira, 18, a audiência em que o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antônio Palocci falaria ao juiz federal Eduardo Appio, marcada para as 17h desta sexta, 19. Como revelou VEJA nesta semana, Palocci busca rever sua delação premiada e a oitiva com o juiz responsável pela Lava Jato se destinaria a tratar da “espontaneidade” do seu acordo, fechado com Polícia Federal, além de “eventuais abusos e tortura” na operação.

Na decisão que derrubou a audiência, anulando despacho de Appio que havia agendado a oitiva, o desembargador federal deu razão a argumentos do Ministério Público Federal. Para a Procuradoria, como o acordo de delação de Palocci foi homologado no âmbito do TRF4, o juiz de primeiro grau não tem competência para designar uma audiência que trate do assunto. A petição do MPF foi apresentada às 12h26 e a decisão do magistrado do tribunal foi assinada às 18h35 desta quinta.

“É dizer, uma vez homologado o acordo por este Tribunal Regional Federal, o juízo de origem não detém competência para a prática de qualquer ato que respeite à homologação ou eventual rescisão do pacto”, afirma o desembargador em seu despacho. “Acaso a defesa tenha interesse em discutir, de qualquer modo, o referido acordo, cabe a ela provocar esta Corte Regional, em procedimento próprio”, completou.

A delação do ex-petista foi assinada com Polícia Federal e homologada pelo TRF4 em 2018, dois anos depois de Palocci ter sido preso pela Lava Jato na 35ª fase da operação, em setembro de 2016. Antes de ter o acordo aceito pela PF, ele teve tentativas de se tornar um delator negadas pela força-tarefa da Lava Jato no Paraná.

Desembargador impedido

Mais cedo nesta quinta, o desembargador Loraci Flores de Lima se declarou impedido para julgar um recurso em que o Ministério Público Federal busca impedir a liberação de 35 milhões de reais de Antonio Palocci, deferida pela Justiça Federal.

Continua após a publicidade

Flores é irmão do delegado da Polícia Federal Luciano Flores, que atuou na Lava Jato. A defesa do ex-ministro havia argumentado que o desembargador não poderia decidir em relação a Palocci neste caso porque Luciano foi quem instaurou um inquérito na PF que investigou a Projeto Consultoria, empresa do ex-petista. A investigação levou à abertura de uma ação penal contra Antonio Palocci, a respeito da compra, pela Odebrecht, de um terreno que abrigaria o Instituto Lula, em São Paulo.

“Assim, conforme apontado pela defesa, o Delegado Federal Luciano Flores de Lima atuou efetiva e diretamente em um dos inquéritos policiais que embasou o oferecimento da denúncia nos autos da ação penal da qual os autos originários são instrumentais”, decidiu o desembargador federal. Ainda conforme Flores, houve “participação efetiva” do irmão “na obtenção das provas que subsidiaram as imputações da ação penal, diretamente vinculada a este recurso”.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.