Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

‘Ditador’, ‘criminoso’, ‘tirano’: a coletânea de ofensas de Musk a Moraes

Moraes determinou que, caso o X não apresente um representante, a rede social será derrubada

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 ago 2024, 07h13 - Publicado em 29 ago 2024, 21h43

Considerado o homem mais rico do mundo pela Forbes, Elon Musk partiu para cima de Alexandre de Moraes após o ministro do Supremo Tribunal Federal ordenar o bloqueio das contas bancárias da Starlink, empresa de internet via satélite do magnata sul-africano, no Brasil. Em decisão sob sigilo, Alexandre justifica a determinação como uma forma de cobrar multas aplicadas contra o X (antigo Twitter), que também pertence ao bilionário e decidiu abandonar o país desde uma ordem do STF para derrubar perfis na rede social sob pena de multa diária de 1 milhão de reais.

Moraes determinou que, caso o X não apresentasse um representante legal em 24 horas, a rede social seria derrubada no país. O prazo se encerrou às 20h07 desta quinta-feira, 29. Até as 21h25, a rede social segue funcionando no país, apesar de instabilidades detectadas ao longo do dia. Musk confirmou na rede social que não irá apresentar nenhum representante por receio de que o mesmo seja preso. Às 21h03, o magnata republicou uma nota da conta da Starlink, comunicando que a rede social deve ser retirada do ar no Brasil em breve, com o comentário “Alexandre de Moraes é um ditador do mal fantasiado de juiz”.

.
Publicação de Elon Musk em sua rede social — (X/Reprodução)

Foi justamente o X o campo de batalha escolhido por Musk para proferir diversos insultos contra Moraes.  Ele compartilhou uma publicação que noticia o bloqueio da Starlink com o comentário: “O tirano, Alexandre (marcando a conta do ministro no X), é o ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho”. Em outra publicação ele responde a um usuário da rede social se Moraes está acima da lei. “Ele pensa que está”, disse Musk.

.
Reprodução da conta do X de Elon Musk — (X/Reprodução)
Continua após a publicidade

Em outras publicações, Musk afirma que Moraes “é um absoluto criminoso do pior tipo que existe que se disfarça de juiz”. Em outro compartilhamento, o bilionário aproveitou para dizer que “esse ‘juiz’ tem repetidamente quebrado a lei que ele prometeu defender”. O empresário também disparou contra a imprensa brasileira e disse que a “mídia no Brasil é controlada pelo falso juiz ditador Alexandre. Eles sabem que ele os jogará na cadeia caso não o obedeçam”.

Musk também interagiu com publicações mais jocosas, como um vídeo em que o juiz se transforma no bruxo Voldemort, dos filmes do Harry Potter. Ou em uma publicação que afirma que Moraes é a mistura do vilão de Harry Potter com o Lord Sith, personagem maligno de Star Wars.

.
Musk faz piada com Alexandre de Moraes nas redes sociais — (X/Reprodução)
Continua após a publicidade

Rastro físico do X no Brasil

Em ação movida nesta segunda-feira pelo Google e pelo X para suspender a derrubada das redes do candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), a empresa de Musk informou o endereço de um coworking na Avenida Faria Lima, centro financeiro de São Paulo. O escritório de advocacia que movimentou a representação foi procurado por meio da assessoria de imprensa e disse que não se manifestaria sobre o caso. A ação está em nome da X Brasil, que seria uma subsidiária da companhia estrangeira que mantém a rede social no ar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.