Doze estão desaparecidos após ponte desabar entre Maranhão e Tocantins
Queda da estrutura deixou uma pessoa morta no último domingo, 22; bombeiros de ambos os estados trabalham nas buscas

Pelo menos doze pessoas estão desaparecidas em razão do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek, na divisa entre Maranhão e Tocantins, no último domingo, 22. Uma mulher de 25 anos morreu e um homem foi resgatado com vida dos destroços, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Já a Defesa Civil do Tocantins, por meio de assessoria, informou treze desaparecimentos, enquanto a Defesa Civil do Maranhão já contabilizou dezesseis pessoas desaparecidas. Os três órgãos confirmaram a morte da jovem e o resgate de uma vítima ainda viva dos escombros.
Segundo a PRF, os números estão sendo atualizados conforme avançam as buscas e as investigações sobre o tráfego na ponte no momento da ruptura. Além disso, estão surgindo novas denúncias de familiares de motoristas que passariam pelo local, mas ainda não chegaram ao destino e não fizeram contato após a tragédia.
Construída na década de 1960, a Ponte Juscelino Kubitschek liga as cidades de Aguiarnópolis, no Tocantins, e de Estreito, no Maranhão, com cerca de 533 metros de extensão. A estrutura que colapsou fica na estrada federal BR-226, um dos trechos da Rodovia Belém-Brasília, que liga a capital paraense ao Distrito Federal.
Ácido sulfúrico prejudica buscas e alerta população
Outro fator que pode causar alta no número de vítimas fatais é a contaminação da água sob a ponte, já que um caminhão que transportava ácido sulfúrico pode ter derramado o conteúdo da carga no Rio Tocantins. Ao todo, oito veículos estavam no segmento da estrutura que desabou, sendo dois carros, duas motocicletas e quatro caminhões.
Segundo o governo do Maranhão, o sistema de captação superficial do Rio Tocantins foi temporariamente suspenso. Equipes estaduais estão analisando o nível de contaminação do corpo hídrico, e serão enviados caminhões-pipa para o abastecimento de água nas regiões potencialmente afetadas pelo vazamento de ácido.