Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Eleições: vitória de militares e policiais nas urnas é recorde desde 2012

Estudo do instituto Sou da Paz indica Rio de Janeiro e Maceió como capitais com mais agentes de segurança entre todos os candidatos

Por Bruno Caniato 12 out 2024, 20h54

Nas eleições municipais de 2024, o Brasil elegeu um número recorde de prefeitos e vereadores ligados às forças de segurança pública. Ao todo, foram 856 candidatos ligados às polícias e Forças Armadas vitoriosos nas urnas em todo o país, aumento de 9% em relação a 2020 e maior soma desde o pleito de 2012, quando 849 policiais e militares foram eleitos (veja a comparação anual por cargos ao final desta reportagem).

Os dados constam em pesquisa do instituto Sou da Paz, especializado em estudos sobre violência e segurança no país. De acordo com o relatório, dentre quase 7 mil candidatos oriundos das forças de segurança, “Sargento” foi o cargo mais frequente exibido em nomes na urna, adotado por 1.350 concorrentes, seguido por “Tenente” (435) e “Cabo” (396).

A maior participação de agentes de segurança na política municipal reflete um movimento observado, também, no poder público federal. Entre as eleições de 2010 e 2018, o total de deputados federais vindos da polícia ou Forças Armadas cresceu mais de dez vezes, passando de 10 para 42 eleitos em oito anos.

Na avaliação do instituto, o “policialismo” das instituições de governo é um fenômeno evidente nos últimos anos e traz preocupações sobre a expansão da força política dos profissionais que, na prática, mantêm o monopólio estatal do uso da força no país. “Se os policiais querem participar da vida política eleitoral do país, é preciso cobrar
responsabilidade — não dá para aceitar que o aparato da segurança pública seja usado para fins eleitorais, nem que o medo e a violência policial cresçam como bandeira política, em
detrimento de propostas baseadas em inteligência e planejamento”, afirma Carolina Ricardo, diretora-executiva do Sou da Paz.

Rio de Janeiro lidera em presença de policiais na política

As estatísticas indicam que o estado do Rio de Janeiro é o primeiro no ranking de participação dos agentes de segurança na política, que representaram 3,5% de todas as candidaturas municipais em 2024, seguido pelo Amapá (2,6%) e Roraima (2,2%). A região Sudeste, onde vivem 42,9% dos eleitores brasileiros, concentrou 43,5% dos candidatos ligados à polícia e Forças Armadas neste ano.

Continua após a publicidade

Na comparação municipal, Rio de Janeiro e Maceió despontam como as únicas capitais entre as dez cidades com maior percentual de agentes de segurança entre os candidatos — em ambos os casos, o grupo representou 8% de todos os nomes que disputaram as urnas. Os municípios com presença militar e policial mais forte nas eleições foram Bonito de Santa Fé, na Paraíba, e Cumbe, no Sergipe, com representações de 13% e 11,1%, respectivamente.

Candidaturas por ano e cargo

Confira a quantidade de candidatos ligados às forças de segurança nos últimos anos, de acordo com o cargo disputado, segundo o instituto Sou da Paz:

  • 2012: 849 candidatos — 29 prefeitos, 45 vice-prefeitos e 775 vereadores
  • 2016: 851 candidatos — 38 prefeitos, 65 vice-prefeitos e 748 vereadores
  • 2020: 786 candidatos — 45 prefeitos, 60 vice-prefeitos e 681 vereadores
  • 2024: 856 candidatos — 52 prefeitos, 45 vice-prefeitos e 759 vereadores
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.