Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Em um mês, Lira já mandou três recados sobre a reforma administrativa

Presidente da Câmara tem alertado o governo sobre a necessidade de discussão do tema ainda neste ano

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 22h39 - Publicado em 22 ago 2023, 13h16

Com o encaminhamento da reforma tributária no Congresso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem insistido pelo resgate da discussão da reforma administrativa na Casa. Apenas no último mês, foram ao menos três declarações públicas, todas em eventos com empresários, sobre a urgência do tema — em meio a apelos para que o governo comece a olhar com atenção para a proposta.

Na última segunda-feira, 21, o cacique defendeu em evento promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) a aprovação da medida como forma de controlar as despesas públicas e relembrou que o texto está pronto para ser votado em plenário. “Temos que discutir despesas o tempo todo, já que não podemos aumentar impostos (…). A Câmara tem uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de reforma administrativa em comissão especial. Precisamos do apoio do governo para não tirar direito adquirido de ninguém, mas permitir o controle das despesas no futuro”, afirmou.

O tom foi o mesmo utilizado por Lira em outros dois eventos com empresários entre o fim de julho e começo de agosto, em São Paulo e em Brasília, nos quais defendeu a “mobilização de todos” a favor da reforma administrativa.

Deputados ouvidos pela reportagem, no entanto, dizem que o tema não tem sido discutido com os líderes partidários. “Não se tem conversado entre os líderes, de forma alguma”, diz o líder do PDT André Figueiredo (CE). “Podemos até topar um modelo de reforma administrativa, mas nunca, em nenhuma hipótese, a que foi aprovada ano passado na comissão especial. Nenhuma reforma que possa prevaricar o serviço público brasileiro e nem sucatear o Estado”, diz o parlamentar.

PEC

A PEC da reforma administrativa foi enviada à Câmara em 2020, durante o governo Jair Bolsonaro, com a introdução de mudanças na estrutura da administração pública a novos funcionários. A matéria foi aprovada na comissão especial em setembro de 2021, com relatoria do deputado Arthur Maia (União-BA). Desde então, nunca mais andou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.