Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Estado de direito não tolera acusar magistrado por suas decisões, diz STF

Em nota, Corte repudia pedido de impeachment de Alexandre de Moraes feito por Bolsonaro e reafirma 'confiança na independência e imparcialidade do ministro'

Por Reynaldo Turollo Jr. 20 ago 2021, 20h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Supremo Tribunal Federal, em Brasília
    O Supremo Tribunal Federal, em Brasília (Fellipe Sampaio/SCO/STF)

    O Supremo Tribunal Federal divulgou nota repudiando a iniciativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de pedir ao Senado o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. A nota busca demonstrar união da Corte em torno do magistrado. Para os membros do tribunal, a coesão é fundamental para resistir ao que a maioria deles considera ataques às instituições democráticas.

    “O Supremo Tribunal Federal, neste momento em que as instituições brasileiras buscam meios para manter a higidez da democracia, repudia o ato do Excelentíssimo Senhor Presidente da República de oferecer denúncia contra um de seus integrantes por conta de decisões em inquérito chancelado pelo Plenário da Corte”, diz o texto. “O Estado Democrático de Direito não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões, uma vez que devem ser questionadas nas vias recursais próprias, obedecido o devido processo legal”, continua.

    “O STF, ao mesmo tempo em que manifesta total confiança na independência e imparcialidade do ministro Alexandre de Moraes, aguardará de forma republicana a deliberação do Senado Federal”, conclui o texto.

    Bolsonaro tem criticado publicamente o magistrado por ter sido incluído no inquérito das fake news depois de ter feito uma live lançando suspeitas contra o sistema eleitoral. Além de Moraes, Luís Roberto Barroso, integrante do STF e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), também tem sido alvo dos ataques. O presidente não pediu o impechament de Barroso, como havia anunciado que faria.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.