EUA: Trump promete cortar impostos e fazer ‘maior deportação da história’
Presidente norte-americano participou do comício da 'vitória', neste domingo, 19, um dia antes de sua posse

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, participou na noite deste domingo, 19, do comício da “vitória”, em Washington. A posse acontece já nesta segunda-feira, 20.
Em seu discurso, o mandatário prometeu cortar impostos e afirmou que, em breve, sua administração dará início à “maior deportação da história” do país. A bandeira é uma de suas principais promessas de campanha. “Iremos acabar com a invasão de nossas fronteiras (…) essa crise catastrófica. Ninguém consegue acreditar como deixaram gente entrar por aqui. Uma política de fronteiras abertas. Qualquer um que tenha ido para um hospício ou uma cadeia, pegaram essas instituições e jogaram aqui dentro”, disse o mandatário.
O republicano iniciou sua fala dizendo “vencemos (…) que vitória maravilhosa. Vamos tornar nosso país maior do que nunca”, sob aplausos de uma multidão que lotou o ginásio Capital One Arena, em Washington.
Em menção ao antecessor Joe Biden, Trump prometeu acabar com a “guerra” empreendida “contra” a energia americana. “Vamos usar nossos recursos para acabar com a inflação. E conseguir o menor custo de energia”, declarou, assinalando que o país irá “reivindicar” a sua riqueza. “Nosso ouro líquido que está sob nossos pés”, disse, em alusão ao petróleo.
“(…) Força, prosperidade, dignidade e orgulho. Vamos trazer tudo isso de volta. Vamos encerrar o reinado de um establishment corrupto e falido, uma administração fracassada”, disse. “Um país que está às vésperas de uma guerra mundial, mas ela não vai acontecer. Começando amanhã, eu irei agir com força e velocidade histórica para consertar todas as crises que nosso país enfrenta”, prometeu.
“Efeito Trump” e a economia
O presidente eleito norte-americano fez menção a índices positivos, antes mesmo de sua posse, os quais classificou de “efeito Trump”. “Na verdade, é o ‘efeito você'”, brincou, em aceno aos eleitores. “Desde a eleição, o otimismo de pequenos negócios disparou.”
Em seu discurso, o bilionário também prometeu cortar impostos, acabar com a inflação e aumentar o salário da população, além de criar “centenas de milhares ou até mesmo milhões de empregos” para os estadunidenses.
“Vamos trazer milhares de fábricas de volta para os Estados Unidos, onde elas deveriam estar. Isso será feito por meio de tarifas, de políticas inteligentes”, declarou. Conforme já anunciado, a nova gestão prepara 100 decretos já para os primeiros dias de governo.
President Trump’s Celebratory Victory Rally https://t.co/MCKNpDh8kG
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 19, 2025