Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

‘Falta um plano de comunicação ao governo’, diz marqueteiro de Lula

Chamado ao Planalto para dar seu diagnóstico sobre queda de popularidade do presidente, Sidônio Palmeira colaborou para elaborar a campanha 'Fé no Brasil'

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 9 Maio 2024, 12h38 - Publicado em 5 abr 2024, 11h25

Marqueteiro da campanha que levou Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República pela terceira vez, em 2022, o publicitário baiano Sidônio Palmeira foi chamado a Brasília para apresentar suas impressões sobre a comunicação do governo, apontada por muitos como fator determinante para a desconexão entre resultados positivos e o reflexo disso nas pesquisas de opinião, que têm apontado queda na popularidade do presidente, inclusive em seu reduto eleitoral, o Nordeste, como mostra reportagem de VEJA desta semana. No diagnóstico apresentado por Sidônio, “é preciso um plano de comunicação” ao governo para dialogar mais diretamente com a sociedade.

“Existe um gap (lacuna) entre o que é o governo e a percepção do governo. Se o governo está indo bem, mas seu desempenho nas pesquisas vai mal é porque falta comunicação”, disse Sidônio, que foi a primeira opção de Lula para ser o ministro da Secretaria de Comunicação, hoje comanda por Paulo Pimenta. Ele é criador, por exemplo, do slogan “União e Reconstrução” atualmente utilizado pelo governo. “Se a economia vai bem, isso tem que chegar ao cidadão. Se não chega, falta comunicação”, disse, ressaltando que não se trata de uma crítica ao trabalho de Pimenta.

O publicitário baiano participou de reuniões com Lula, com Pimenta, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e com representantes das equipes de comunicação de ministérios e de bancos públicos. Nos encontros, afirmou que falta explorar melhor as ações de governo, principalmente nas redes sociais. “Às vezes o governo inaugura uma obra do PAC, que usa a maioria dos recursos da União, e é o prefeito da cidade quem faz festa nas redes sociais”, disse.

“Comunicação de governo não corre atrás do fato. Quem faz isso é o veículo de comunicação. O governo produz o fato. Então tem que se comunicar melhor”. Ele lembra, por exemplo, que o alcance das redes sociais (30%) hoje é semelhante ao dos veículos de comunicação (32%).

Campanha

Sidônio disse que não tem pretensão de assumir um cargo no governo, mas afirmou que poderá colaborar mais vezes quando for chamado. Das conversas com  Lula e Paulo Pimenta surgiu a campanha publicitária que leva o slogan “Fé no Brasil”, como um aceno principalmente aos evangélicos, segmento em que as pesquisas mostram queda mais acentuada na popularidade de Lula.

A campanha estará nas ruas nos próximos dias, mas o presidente já vem utilizando o mote em seus discursos. Nesta quinta-feira, 4, durante a cerimônia de inauguração de uma adutora que faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco, em Arcoverde (PE), Lula usou a fé como fio condutor de sua fala, citando Deus ao menos oito vezes em um discurso de 18 minutos.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.