‘Fui agredido, levei socos e fui punido’, diz Janones após ser suspenso
Parlamentar, que ficará sem mandato por três meses, disse que vai levar veredicto do Conselho de Ética ao Plenário da Câmara dos Deputados
Após ter seu mandato parlamentar suspenso por três meses por deliberação do Conselho de Ética da Câmara nesta terça-feira, 15, o deputado federal André Janones (Avante-MG) foi às redes sociais afirmar que recorrerá do veredicto ao plenário da Casa. “Esse julgamento aqui hoje é histórico. É a primeira vez na história que alguém é punido por ser agredido. Eu levei os socos, eu levei os chutes, eu fui ofendido, eu fui xingado e fui suspenso”, disse o deputado, que também afirmou que que “não se arrepende” da sua conduta.
O Conselho de Ética aprovou nesta tarde o relatório do deputado Fausto Santos Jr. (União Brasil-AM) e suspendeu por três meses o mandato de Janones por ofensas que ele teria proferido contra Nikolas Ferreira (PL-MG) e contra o PL no último dia 9, durante uma sessão plenária da Câmara. Segundo a deliberação do Conselho, Janones “se dirigiu ao plenário de forma provocativa, interrompendo os trabalhos legislativos enquanto o deputado Nikolas Ferreira fazia uso da tribuna”. “Conforme registrado em vídeos da sessão e e reportagens jornalísticas, o representado proferiu insultos como ‘capachos’ e ‘vira-latas’, e utilizou-se de linguagem ofensiva, culminando em confusão generalizada com intervenção da Polícia Legislativa.
🚨URGENTE! Acabo de ser SUSPENSO da Câmara dos Deputados. Fui agredido com socos, chutes, xingamentos e ainda por cima punido por 3 meses 👍🏻
Eles alegam que ofendi o Deputado Nikolas Ferreira, mas nem sequer colocaram no relatório as supostas ofensas…
COMPARTILHEM! Ainda da… pic.twitter.com/jtBiELt06Q
— André Janones (@AndreJanonesMG) July 15, 2025
“Fui agredido fisicamente dentro da Câmara dos Deputados. Sabe qual foi o resultado? Fui suspenso por 90 dias. Fui suspenso por três meses do mandato por ser agredido fisicamente na Câmara. Segundo o Conselho de Ética, eu ofendi o deputado Nikolas Ferreira. (…) Eles sequer citam do que eu chamei ele. Na verdade estou sendo suspenso porque tentam calar a esquerda, tentam calar o governo e porque eu me postei contra Donald Trump, contra o tarifaço”, disse Janones no vídeo. No final da gravação, ele afirma que não voltará atrás. “Não me arrependo de enfrentar Donald Trump, não me arrependo de enfrentar a extrema direita.”
Janones havia dito que, nessa mesma sessão, foi vítima de importunação sexual e lesão corporal pelo deputado Cabo Gilberto (PL-PB). Ele publicou um vídeo nas suas redes sociais em que aparece cercado de bolsonaristas e discute acaloradamente com Rodolfo Nogueira (PL-MT), quando é abalroado pelas costas por Gilberto. Nesse momento, Janones afirma que suas nádegas foram apalpadas. O deputado paraibano foi procurado pela reportagem para se manifestar, nas não retornou.
O que a ‘TV do Lula’ e a ‘TV do Bolsonaro’ têm em comum







