Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Fux nega pedido de Daniel Silveira para tirar processo das mãos do STF

Defesa do ex-deputado acusa ministro de "tortura" e alega que STF não tem competência para julgar o caso

Por Bruno Caniato Atualizado em 9 Maio 2024, 10h04 - Publicado em 23 fev 2024, 16h45

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou uma ação da defesa de Daniel Silveira (PL-RJ) para remover da Corte o julgamento contra o ex-deputado federal e enviar os processos à Justiça do Rio de Janeiro. A decisão foi publicada nesta sexta-feira, 23.

O processo foi movido pela defesa em outubro do ano passado contra o ministro Alexandre de Moraes, relator das acusações contra Silveira. No documento, o advogado Paulo César Faria alegava que Moraes – ou qualquer ministro do Supremo – não estaria qualificado para continuar conduzindo os julgamentos, uma vez que o ex-parlamentar já não goza de foro privilegiado desde 2022. A ação pede que os processos sejam enviados ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Fux, porém, entendeu que a argumentação da defesa não tinham fundamento, já que as denúncias contra Silveira por incitar atos antidemocráticos e violência contra ministros do STF surgiram quando ele ainda era deputado federal – além disso, a decisão ressalta que o conflito de competências entre instâncias diferentes é impossível, segundo entendimento da própria Suprema Corte.

‘Excesso de execução e tortura’

Na prática, a manobra jurídica abriria caminho para que a defesa pedisse a progressão de pena e eventual libertação de Daniel Silveira – algo que já havia sido negado no último dia 5 de fevereiro por Alexandre de Moraes. Ao rejeitar a ação, Moraes destacou que o ex-parlamentar do PL é investigado, inclusive, por descumprir a prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, em 2021. Desde 2023, Silveira encontra-se preso em regime fechado no Rio de Janeiro.

Após receber a negativa de Moraes, o advogado Paulo Faria anunciou que moveria uma denúncia contra o ministro relator por “tortura”, acusando-o de executar “malabarismos e subterfúgios ilegais” para impedir a progressão de pena de Silveira. A ação da defesa inclui também o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand, que deu parecer favorável ao STF na decisão contra a mudança de regime do ex-parlamentar.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.