Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Goiás terá primeira instituição pública de pesquisas em realidade virtual

Novo centro de competência em tecnologias imersivas é uma parceria do governo estadual, UFG e Ministério da Ciência e Tecnologia

Por Bruno Caniato Atualizado em 9 Maio 2024, 15h49 - Publicado em 9 Maio 2024, 15h22

Nesta quinta-feira, 9, o governo de Goiás inaugura a primeira instituição pública de pesquisas do Brasil inteiramente voltada ao desenvolvimento de sistemas de realidade virtual. O Centro de Competência em Tecnologias Imersivas (AKCIT), que funcionará dentro da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, tem como objetivo explorar sistemas interativos entre humanos e computadores em ambientes virtuais.

A ideia do AKCIT é desenvolver e aprimorar o que pesquisadores chamam de “humano virtual”. O conceito inclui, por exemplo, o aprimoramento dos robôs de atendimento virtual – os chamados “chatbots” – para ir além das listas de opções e permitir uma “conversa” entre consumidor e aplicativo. O instituto também vai mergulhar no campo do metaverso, mundo digital onde usuários podem interagir como se estivessem no mesmo ambiente, e investigar aplicações desta tecnologia para comércio e serviços.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, a iniciativa faz parte de uma política do governo estadual para estimular o mercado interno de tecnologia e inserir o Brasil como player tecnológico no cenário internacional. “Nosso plano é formar gerações de trabalhadores, desde a educação básica até o ensino profissionalizante e superior, capazes de atuar em setores como programação, processamento de dados e inteligência artificial”, explica.

A iniciativa do governo estadual é realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI).

Excelência em IA

Além de mergulhar na realidade virtual, o estado é pioneiro no ensino e pesquisa em tecnologias de inteligência artificial. Desde 2019, a UFG abriga o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), dentro do qual funcionará o AKCIT. O evento desta quinta-feira marca não apenas a inauguração do novo instituto, mas também a captação de 200 milhões de reais pelo CEIA nos últimos cinco anos.

Continua após a publicidade

Desde a sua fundação, o CEIA vem desenvolvendo soluções tecnológicas que já estão em uso por empresas nacionais e internacionais. Entre os produtos lançados estão o Synkar, que produz veículos autônomos compactos para transporte de carga a curtas distâncias, e sistemas usados por seguradoras de carros que automatizam o processo de detecção de sinistros.

“O que fazemos é mostrar exemplos de boas aplicações de IA, com o objetivo sempre de melhorar a qualidade do trabalho, não de tirar empregos”, explica a coordenadora do CEIA-UFG, Telma Woerle. Na visão da pesquisadora, as tecnologias de inteligência artificial já são uma realidade e é importante que o Brasil tenha autonomia para se apropriar destas ferramentas e incentivar a indústria nacional. “A mesma tecnologia pode ter diferentes fins, conforme a intenção de quem as utiliza. Isso não pode se tornar um impeditivo para o desenvolvimento e pesquisa na área”, afirma.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.