Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Governo quer pena maior para incêndio proposital e com dano a animais

Proposta do Ministério da Justiça foi enviada à Casa Civil, que deve acatar sugestões também da pasta de Meio Ambiente antes de apresentar projeto de lei

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 set 2024, 18h05 - Publicado em 20 set 2024, 17h58

O Ministério da Justiça propôs, por meio de um anteprojeto enviado à Casa Civil, o aumento das penas dos crimes ambientais, como forma de combate às recentes queimadas que já atingiram 234.000 quilômetros quadrados da Amazônia, do Pantanal e do Cerrado brasileiros, deixando o país envolto em fumaça nas últimas semanas. O envio do texto foi feito na quinta-feira, 19, e confirmado pelo ministro da pasta, Ricardo Lewandowski, nesta sexta, 20.

A nossa proposta é endurecimento das penas, inclusive para evitar a prescrição. Porque, muitas vezes, as penas que estão previstas na legislação ambiental são tão pequenas que o procedimento investigatório demora e o crime prescreve”, disse o ministro durante um evento sobre inteligência artificial em São Paulo nesta sexta. Ele também revelou que a pasta sugeriu o aumento da punição em casos de queimadas propositais e nas ocorrências em que houver lesão ou morte de pessoas e animais. 

Desde o início dessa nova onda de queimadas, já foram abertos 83 inquéritos na Polícia Federal para apurar a autoria e a origem de eventuais crimes — de acordo com Lewandowski, há mais de 5.300 inquéritos dessa natureza já abertos em âmbito federal.

O ministro disse que também esteve reunido na quinta com os presidentes do Conselho Nacional de Justiça (o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso) e do Conselho Nacional do Ministério Público (o procurador-geral de Justiça Paulo Gonet) para costurarem uma resolução para acelerar o trâmite de processos que envolvam a apuração de crimes ambientais, evitando prescrições.

O governo Lula estuda o envio, nos próximos dias, de um projeto de lei ao Congresso para endurecer a legislação ambiental. Essa é uma das frentes de ação do governo para tentar conter o cenário. Em entrevista a VEJA nesta quinta, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva comparou as recentes queimadas a um “paiol de pólvora”. “É como se tivéssemos um paiol de pólvora a céu aberto envolvendo 58% do território. É uma seca severa, extrema. Nove municípios das 27 unidades da federação estão em situação de seca em 100% do território desses estados. Há uma proibição do uso do fogo para todos os estados e municípios, e quem está colocando fogo está agindo em contrário às recomendações legais e deve ser punido na forma da lei. Essas pessoas têm que ser punidas de forma severa”, disse a ministra.

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.