Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Guarulhos: confronto de gestões e aposta em padrinhos marcam debate VEJA

Trocas de acusações entre ex-aliados e correligionários expõem rachas internos na esquerda e direita na segunda maior cidade de São Paulo

Por Bruno Caniato Atualizado em 26 ago 2024, 23h23 - Publicado em 26 ago 2024, 13h37

Comparações entre as gestões passadas e o governo atual, apostas em padrinhos políticos e trocas de acusações marcaram o debate promovido por VEJA com candidatos à prefeitura de Guarulhos nesta segunda-feira, 26. O evento começou às 11h e foi realizado em parceria com a ESPM e apoio do instituto Paraná Pesquisas e do escritório Bonini Guedes Advocacia.

Guarulhos é a segunda maior cidade de São Paulo, com 1,3 milhão de habitantes, e foram convidados para o debate os quatro primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto: o ex-prefeito Elói Pietá (Solidariedade), o deputado estadual Jorge Wilson (Republicanos), o vereador Lucas Sanches (PL) e o deputado federal Alencar Santana (PT). O debate foi moderado pela jornalista Marcela Rahal, colunista de VEJA.

Briga na direita…

Boa parte do evento foi dominada por discussões acaloradas entre Jorge Wilson e Lucas Sanches, ambos candidatos alinhados à direita que disputam o voto do eleitor mais simpático ao bolsonarismo. O vereador concorre pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto o deputado é líder do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e apadrinhado pelo atual prefeito de Guarulhos, Guti (PSD), que está no segundo mandato consecutivo e não pode disputar a reeleição.

De Sanches, partiram repetidas acusações de que o “Xerife do Consumidor” — alcunha de Wilson no quadro que apresenta na Record TV — não é morador de Guarulhos, mas do município vizinho de Arujá, além de representar a continuidade de uma gestão que, em sua visão, não progrediu na segurança pública e mobilidade urbana na cidade. O deputado, por sua vez, destacou as denúncias de prática de “rachadinha” pelo vereador e mencionou o aumento da “violência política”, em referência à recente tentativa de homicídio sofrida pelo ex-assessor parlamentar que delatou o suposto esquema na Câmara Municipal.

Em suas considerações finais, Jorge Wilson ressaltou que sua candidatura conta com o apoio tanto do ex-presidente quanto do governador paulista, reforçando o peso de seus padrinhos e cabos eleitorais, enquanto Sanches limitou-se a dizer que é “candidato do partido de Jair Bolsonaro”.

Continua após a publicidade

…E racha na esquerda

Do outro lado do espectro ideológico, foram constantes as trocas de farpas entre Elói Pietá e Alencar Santana durante o debate. Em todas as suas falas, o deputado federal frisou seu posto como candidato do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afastando sua imagem do rival ex-petista e resgatando acusações contra a companheira de chapa do ex-prefeito, Fran Corrêa (MDB), sobre casos de corrupção ligados à construção do Rodoanel.

Além de defender sua vice, Pietá alfinetou Alencar sobre críticas ao governo “do qual ele mesmo fez parte” — o deputado foi secretário municipal de governo durante a gestão de Sebastião Almeida (PT), sucessor do ex-prefeito — e também cobrou explicações do parlamentar sobre a postura do governo federal em relação às “emendas Pix”, verbas liberadas pela União a congressistas que estão no centro de uma queda de braço entre o Legislativo e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Propostas em segundo plano

Apesar de prevalecerem os atritos e ataques diretos, os candidatos aproveitaram parte do tempo para apresentação de algumas propostas, principalmente nas áreas de segurança pública, saúde, transporte e defesa civil. Um ponto de convergência entre os participantes foi a necessidade de valorização dos salários da Guarda Municipal e a expansão dos sistemas de câmeras de vigilância pela cidade.

Continua após a publicidade

Questionado sobre ações para evitar desastres climáticos, como os observados entre abril e maio no Rio Grande do Sul, Alencar Santana propôs obras de contenção do terreno em áreas habitadas com risco de deslizamento e a expansão do Minha Casa, Minha Vida para oferecer moradias fora das zonas de perigo. Elói Pietá, por sua vez, afirmou que a diretoria de Defesa Civil deve ser elevada ao status de secretaria municipal, com mais orçamento e equipes dedicadas.

Já Jorge Wilson reforçou em diversas ocasiões seu plano de entregar três novos hospitais públicos em Guarulhos, incluindo o Hospital da Mulher, já prometido pela gestão municipal desde pelo menos 2008, afirmando que “o dinheiro já está no caixa da prefeitura”. Os outros candidatos retrucaram a promessa, questionando por que as obras ainda não começaram na administração do prefeito Guti, que apoia o deputado estadual como seu sucessor.

Veja como foi o debate:

Continua após a publicidade

Outros debates

O debate com os candidatos em Guarulhos foi o segundo da série realizada por VEJA. O primeiro, no último dia 19, reuniu os concorrentes à prefeitura de São Paulo

Na próxima sexta-feira, 30, será a vez dos competidores pela prefeitura de São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista. Depois, haverá ainda debates com os candidatos de Santos (2 de setembro) e Rio de Janeiro (12 de setembro).

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.