Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Hugo Motta enviou R$ 10 milhões a cidade em que pai é prefeito e candidato

Deputado que ganhou força na sucessão à Câmara é membro de uma dinastia política que exerce desde os anos 1950 o poder em Patos, no sertão da Paraíba

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 set 2024, 10h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), relator da PEC dos Precatórios
    O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) (Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

    O novo nome forte na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na Presidência da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), destinou, desde 2021, 10,9 milhões de reais em emendas individuais à cidade paraibana de Patos, onde seu pai, Nabor Wanderley (Republicanos), é prefeito e tenta a reeleição. Do total, 4,8 milhões de reais têm origem em três “emendas pix”, que não precisam estar atreladas a qualquer proposta ou convênio e foram enviadas diretamente à prefeitura. Os números são da plataforma de transparência Siga Brasil.

    Neste ano, em que Nabor concorre à reeleição, Motta enviou 2,5 milhões de reais à cidade do pai, sendo que 1 milhão de reais foram por meio de uma “emenda pix” para o município e os outro 1,5 milhão de reais para o Fundo Municipal de Saúde do município, que já recebeu 4,7 milhões de reais de emendas do novo postulante à chefia da Câmara dos Deputados durante o último mandato do pai à frente da prefeitura.

    Nascido em João Pessoa, Hugo Motta é filho de uma família influente na política, que tem como berço o município de Patos, com pouco mais de 100 mil habitantes. A avó de Hugo, Francisca Motta, é deputada estadual na Paraíba e já foi vice-prefeita e prefeita de Patos entre 2013 e 2016 – no período, inclusive, recebeu pouco mais de 450.000 reais de emendas de Motta.

    Francisca foi casada com Edivaldo Motta, ex-deputado federal, falecido em 1992. A única filha do casal é Illana Motta, mãe de Hugo com o atual prefeito da cidade do sertão da Paraíba Nabor Wanderley da Nóbrega Filho. O braço paterno da família do candidato à Presidência da Câmara também é uma dinastia política. O avô de Hugo, Nabor Wanderley da Nóbrega, foi chefe do Executivo de Patos, entre 1955 e 1959.

    Sucessão na Câmara

    Vice-presidente nacional do Republicanos, Hugo Motta entrou na disputa por sugestão de Marcos Pereira (Republicanos-SP), até então postulante à sucessão de Arthur Lira (PP-AL). Motta completa 35 anos no próximo dia 11 de setembro, idade mínima para presidir a Câmara dos Deputados – confira a trajetória política do deputado paraibano.

    Continua após a publicidade

    “Abri mão de minha candidatura e decidi colocar ao presidente Arthur Lira a opção do líder da bancada do Republicanos, Hugo Motta, para que ele seja o nome de consenso entre todas as alas políticas do plenário”, disse Pereira.

    Além de Motta, Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Brito (PSB-BA) também disputam a chefia da Câmara dos Deputados. O novo candidato do Republicanos faz parte de uma intervenção do Planalto na disputa pela sucessão na Casa.

    Pai candidato à reeleição

    Prefeito por três mandatos, Nabor Wanderley disputa a reeleição à Prefeitura de Patos em uma coligação do Republicanos com o PP, União Brasil, PDT, PRD, PSB, PSD, Solidariedade e a Federação PSOL/Rede.

    Na campanha, Wanderley já declarou ter gasto mais recursos do que recebeu. São 490.528 reais de despesas e 390.000 reais de receita, pagos pelo Fundo Eleitoral do Republicanos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.