Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

IML identifica 17 vítimas de queda de avião em SP; Cenipa libera o local

Acidente ocorrido na última sexta-feira é o mais letal do tipo no Brasil desde 2007; aeronave caiu a mais de 152 quilômetros por hora

Por Da Redação Atualizado em 12 ago 2024, 13h12 - Publicado em 12 ago 2024, 12h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Até o início desta segunda-feira, 12, o Instituto Médico Legal (IML) identificou 17 das 62 vítimas da queda de um avião em Vinhedo, no interior de São Paulo. Na última sexta-feira, 9, o voo da linha aérea Voepass (antiga Passaredo) decolou de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos, mas perdeu o controle por volta das 13h20 e caiu, causando a morte de todos os 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

    Na manhã de hoje, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) — órgão da Força Aérea Brasileira (FAB) que apura ocorrências no setor aéreo — concluiu a etapa inicial de inquérito e remoção de destroços da aeronave em Vinhedo. Segundo a assessoria do Cenipa, o local foi liberado para que a Voepass recolha os pertences das vítimas para entregá-los aos familiares.

    A FAB informou, ainda, que colocou à disposição um avião de carga KC-390 Millennium à disposição para transporte das urnas funerárias das vítimas. A aeronave militar já pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, e aguarda direcionamento pelas autoridades.

    Queda ocorreu a mais de 150 km/h

    As causas da tragédia ainda são investigadas pelo Cenipa e pela Polícia Federal. Dados do sistema de ocorrências da FAB indicam que a queda aconteceu às 13h20, e o acidente é listado apenas como “perda de controle em voo”.

    O episódio é o mais letal do tipo no Brasil desde 2007, quando um avião da TAM colidiu com um prédio no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e deixou 199 pessoas mortas.

    Continua após a publicidade

    Segundo o monitor global de voo FlightRadar, o avião de passageiros da Voepass perdeu quase 4.000 metros de altitude em 93 segundos, o equivalente a uma velocidade de queda acima de 152 quilômetros por hora.

    Autoridades informaram que o último contato entre a aeronave e a torre de controle foi registrado às 13h20 e que não houve comunicação de emergência pelos pilotos — às 13h22, o veículo já havia atingido o solo.

    De origem francesa, o avião do modelo ATR-72-500 foi fabricado em 2010 e voou a serviço de companhias aéreas da Itália, Albânia e Indonésia até ser emprestado à Voepass, em 2022, pela empresa de leasing Nordic Aviation Capital (NAC), da Dinamarca. No Registro Aéreo Brasileiro (RAB), a aeronave consta como propriedade do fundo de investimentos britânico Wilmington Trust, um dos principais acionistas da NAC.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.