Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Imprensa internacional vê discurso golpista e compara Bolsonaro a Trump

Principais jornais do mundo destacaram de forma negativa os ataques do presidente brasileiro às urnas eletrônicas em uma reunião com diplomatas

Por Da Redação Atualizado em 19 jul 2022, 18h47 - Publicado em 19 jul 2022, 11h25

A reunião do presidente Jair Bolsonaro (PL) com diplomatas nesta segunda-feira, 18, repercutiu de forma negativa na imprensa internacional. Os principais jornais do mundo destacaram os ataques do mandatário brasileiro às urnas eletrônicas e as ameaças de caráter golpista às eleições de outubro.

Durante o evento, o presidente divulgou notícias falsas sobre o processo eleitoral, como a de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não aceitou nenhuma sugestão das Forças Armadas para o pleito e de que as urnas eletrônicas só são utilizadas por mais dois países além do Brasil. Na verdade, o sistema eletrônico é usado em 46 países.

O jornal americano The New York Times, um dos mais influentes do mundo, afirmou que o discurso de Bolsonaro na reunião é “uma potencial prévia de sua estratégia para uma eleição que acontece daqui a 75 dias, para qual as pesquisas preveem que ele será derrotado”. A publicação  também ouviu diplomatas que manifestaram preocupação com a situação, “incluindo a sugestão de Bolsonaro de que a maneira de garantir eleições seguras é por meio de uma participação maior dos militares”.

Além disso, o NYT comparou a estratégia de Bolsonaro à adotada pelo ex-presidente americano Donald Trump, que também descredibilizou a votação, sem provas, quando foi derrotado por Joe Biden em 2020 — o que culminou, inclusive, na invasão de seus apoiadores ao Capitólio, a sede do Congresso dos Estados Unidos.

O também americano The Washington Post destacou que Bolsonaro não apresentou nenhuma prova sobre suas alegações de fraude em eleições passadas e repercutiu as declarações do presidente do TSE, ministro Edson Fachin, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a reunião. Ambos repudiaram o discurso do presidente aos diplomatas.

Continua após a publicidade

“Ataque de Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro gera indignação”, noticiou o britânico The Guardian. O jornal relatou que Bolsonaro disse aos diplomatas que o sistema eletrônico de votação no Brasil, usado sem controvérsias desde 1996, é vulnerável. “O discurso levanta preocupações de que o político populista — que enfrenta resultados ruins nas pesquisas — possa tentar descredibilizar o processo democrático se perder em outubro”, diz um trecho da matéria.

A agência Reuters classificou Bolsonaro como um “nacionalista de extrema direita” que ecoou as alegações infundadas de fraude do ex-presidente Donald Trump.

A reunião também repercutiu no jornal francês Le Temps. “A menos de três meses das eleições presidenciais, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro voltou a questionar o sistema eleitoral diante de dezenas de embaixadores”, diz a reportagem. O veículo ressaltou que as urnas eletrônicas demonstram sua confiabilidade desde 1996.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.