Incêndio criminoso deixa 4 mortos em abrigo para moradores de rua em SP
Homem foi preso pela Polícia Militar em flagrante por atear fogo a um albergue em São José dos Campos

Um incêndio criminoso em um abrigo para moradores de rua deixou quatro pessoas mortas e nove feridas em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira 10. O albergue está localizado na Rua Sebastião Hummel, no centro da cidade, e o prédio foi interditado.
Segundo o Corpo de Bombeiros, oito viaturas e dezesseis agentes foram mobilizados para atender à ocorrência. Havia 22 pessoas abrigadas no local quando as chamas começaram durante a madrugada. As quatro vítimas fatais tinham entre 50 e 61 anos de idade, e nove dos dezoito resgatados foram socorridos e enviados a um pronto-socorro de São José dos Campos.
Um homem identificado como Leandro Rangel Vilela, de 42 anos, foi preso em flagrante após imagens de câmeras de segurança o detectarem ateando fogo ao local. Ele foi detido pela Polícia Militar e confessou ter incendiado um sofá após ter brigado com um funcionário do abrigo. “Foi um incêndio criminoso, as imagens comprovam essa situação”, afirmou o tenente-coronel Alain Kalczuk em entrevista à TV Vanguarda.
Em nota, a Comunidade Consoladora dos Aflitos, que administra o abrigo, manifestou pesar pelo ocorrido e expressou “sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas”. A entidade acrescenta que as causas estão sendo “rigorosamente apuradas” pelas autoridades e que a possibilidade de que o incêndio tenha sido criminoso “aumenta mais ainda a angústia e o desejo por Justiça”.
