Influencers, posts e sorvete: as estratégias do Pará para divulgar a COP30
Governo do Pará lançou redes oficiais da conferência ambiental, marcada para novembro de 2025

A um ano da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, o governo do Pará intensificou a campanha de divulgação do evento, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil, em Belém, em novembro de 2025. A vice-governadora Hana Ghassan Tuma (MDB) se reuniu com influenciadores paraenses nesta terça-feira, 17, para lançar perfis oficiais da cúpula nas redes sociais.
O governo paraense criou contas no Instagram, TikTok e no X (antigo Twitter) com o intuito de compartilhar os preparativos e andamento das obras para a COP30. O lançamento ocorreu no Parque da Cidade, complexo cultural e turístico que está sendo construído para receber a conferência climática, com a presença de doze influenciadores digitais. Eles visitaram as obras, plantaram árvores no local e apertaram um botão, de forma simbólica, para publicar as primeiras postagens nas redes sociais do evento. Também receberam camisetas com a frase @cop30naamazonia e gravaram vídeos com referências ao perfil do evento e ao governo do estado.
Hana Ghassan está à frente de boa parte das iniciativas de divulgação da COP30 e tem participado dos preparativos para a conferência. A vice é a principal aposta do governador Helder Barbalho (MDB) para sucedê-lo em 2026. “Essas redes são um importante meio de comunicação com a população não apenas do Pará, mas do Brasil e do mundo. Nas nossas redes sociais teremos conteúdos que são exclusivos e interativos, onde a população também vai poder acompanhar o andamento das obras, oferta de cursos de capacitação e programações culturais.”, afirmou a vice-governadora.
Entre os influenciadores presentes estavam Dina Carmona, Isis Vieira, Tainah Sá, Natália Leão e Hygo Palheta, todos de Belém e região metropolitana. Questionada pela reportagem, a gestão estadual informou que não houve pagamento pela participação no evento. “O Governo do Pará informa que a visita às obras do Parque da Cidade, realizada durante o lançamento dos perfis oficiais da COP 30, contou com a presença de influenciadores, imprensa e formadores de opinião que foram convidados para acompanhar o avanço do projeto. A ação teve como objetivo apresentar uma das principais entregas estruturantes para a realização da COP 30 em Belém”, diz a nota.
Sorvete da COP
Como parte da campanha de divulgação da conferência climática, o governador também participou do lançamento de um sorvete “sabor COP30”, feito por uma sorveteria tradicional do estado. Helder levou o doce ao presidente Lula, no Palácio do Planalto. “A sobremesa tá garantida, presidente! Acabei de deixar o melhor sorvete do mundo com nosso presidente. Depois vou querer saber dele se gostou mais do açaí, tapioca ou o da COP30 com cupuaçu, castanha do Pará e pistache”, escreveu o emedebista nas redes sociais.