Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Internado há quase um mês por Covid-19, Maguito Vilela lidera em Goiânia

Ex-governador, que está intubado e passou por traqueostomia nesta terça no Albert Einstein, tem 63% dos votos válidos contra 37% de Vanderlan Cardoso (PSD)

Por Da Redação Atualizado em 24 nov 2020, 20h34 - Publicado em 24 nov 2020, 20h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-governador Maguito Vilela (MDB), de 71 anos, que está internado há quase um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por causa de complicações da Covid-19, lidera com folga a disputa pelo segundo turno em Goiânia: ele tem 63% dos votos válidos contra 37% do seu adversário, Vanderlan Cardoso (PSD), segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, 24.

    Maguito 3
    Maguito Vilela (MDB), em foto postada em sua conta no Instagram logo após a sua internação por Covid-19 no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (Instagram/Reprodução)

    O caso de Maguito é dramático – o candidato nem sabe que foi para o segundo turno da eleição. Ele deu entrada no hospital paulistano no dia 27 de outubro. Três dias depois, a equipe médica decidiu pela intubação em razão do quadro de insuficiência respiratória.

    No dia 8 de novembro, após evoluir bem, ele teve a intubação retirada e passou para a respiração espontânea. No dia 15 de novembro, data da votação do primeiro turno, ele necessitou ser reintubado por piora pulmonar (inflamatória e infecciosa), seguindo, de acordo com termo usado pela equipe médica, “em ventilação mecânica invasiva”.

    No dia 17 de novembro, ainda segundo o Einstein, foi iniciado um tratamento de hemodiálise para auxiliar o funcionamento dos rins, seguido da instalação de um equipamento chamado ECMO, que possibilita a ventilação protetora pulmonar.

    Nesta terça-feira, 24, o quadro clínico continuava estável, mas, segundo a equipe médica, “em função do tempo prolongado de intubação, foi decidido pela realização da traqueostomia, que ocorreu sem intercorrências”.

    Continua após a publicidade

    O boletim médico divulgado no início desta noite foi assinado pelos médicos Carmen Barbas (pneumologista), Marcelo Rabahi (pneumologista), Miguel Cendoroglo (diretor médico e de serviços hospitalares do hospital).

    Veja aqui o boletim médico divulgado nesta terça-feira.

     

    Eleição

    Segundo a pesquisa Ibope, levando-se em consideração os votos totais, Maguito tem 54% das intenções de voto enquanto Vanderlan Cardoso (PSD), que é apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), tem 31%. Brancos e nulos somaram 11 11% — 3% disseram não saber em quem votar ou não responderam.

    Continua após a publicidade

    A pesquisa ouviu 602 eleitores entre os dias 22 e 24 de novembro, tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº GO-02435/2020.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.