Itália e Brasil promovem evento sobre concorrência equitativa em Brasília
Organizado pela Embaixada e Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), seminário discute ainda temas como transição energética e indústria 4.0

A Embaixada da Itália no Brasil será palco nesta quarta-feira, 1º, do seminário “Itália-Brasil: Transição Verde, Indústria 4.0 e Concorrência Equitativa”, a partir das 17h.
O encontro, promovido tanto pela embaixada quanto pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), reunirá autoridades, empresários e representantes do setor industrial e tecnológico com o objetivo de discutir a criação de oportunidades de cooperação em áreas estratégicas e de se fortalecer as relações bilaterais entre os países. O evento também tem apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Ao todo, serão conduzidos três painéis sobre os principais temas abordados. O primeiro deles, “Brasil e Itália: parceria para um ecossistema digital sustentável”, discutirá o potencial brasileiro como hub internacional de data centers, apoiado pela expansão da infraestrutura, disponibilidade de energia limpa e crescente demanda por serviços de alta tecnologia.
Já o painel “Automação e manufatura inteligente” terá ênfase na contribuição italiana para a indústria brasileira em setores como robótica, mecânica de precisão, automação e cadeias de alto valor agregado. Também serão abordadas iniciativas voltadas à formação e à qualificação de mão de obra especializada.
Por fim, a última palestra tratará da cooperação Itália-Brasil em políticas de combate à falsificação, dumping e práticas de concorrência desleal. Esse painel se propõe a discutir os impactos sobre setores estratégicos da indústria, bem como os desafios enfrentados por empresas globais, de forma a ressaltar a importância de mecanismos de proteção à economia formal, à inovação, ao consumidor e aos investimentos estrangeiros no Brasil.