Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Bruno Caniato, Isabella Alonso Panho, Heitor Mazzoco e Pedro Jordão. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Itamaraty diz aos EUA que soberania brasileira ‘não está em negociação’

Confira as principais notícias do dia no Giro VEJA

Por Isabella Alonso Panho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 15 jul 2025, 17h15

O Itamaraty divulgou na tarde desta terça, 15, uma carta respondendo aos ataques que membros do Departamento de Estado americano fizeram contra Alexandre de Moraes e contra o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva disse que “deplora e rechaça” o ataque americano e classificou-o como uma nova tentativa dos Estados Unidos de interferirem no Judiciário brasileiro. O Itamaraty respondeu a um texto de um funcionário do Departamento de Estado, que é chefiado por Marco Rubio. Esse texto foi replicado pela própria Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em tom de ameaça. A nota do Itamaray diz que a politização do assunto é “equivocada” e que a soberania brasileira “jamais estará em qualquer mesa de negociação”.

Enquanto isso, o vice-presidente Geraldo Alckmin esteve reunido com empresários para discutir possíveis saídas para o tarifaço. Representantes de alguns setores pediram que o governo Lula negocie uma redução da tarifa de 50% sobre a importação dos produtos brasileiros, ao invés de bater de frente com Donald Trump. Na segunda, 14, foi baixado um decreto regulamentando a Lei da Reciprocidade Econômica, que pode ser usada para taxar de volta — e talvez com a mesma força — os produtos americanos que entrem no Brasil.

Minutos antes de terminar a segunda, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou suas alegações finais no caso do golpe de estado pedindo a condenação de Jair Bolsonaro e seus aliados por crimes que, juntos, podem deixar o ex-presidente mais de quarenta anos atrás das grades. Um dos motivos do tarifaço é justamente esse processo judicial, que foi chamado, por Donald Trump, de uma “caça às bruxas” da qual Bolsonaro seria vítima.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.