Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Joice é alvo de insultos e bate boca com parlamentares nas redes sociais

Retirada da liderança, parlamentar entrou em rota de colisão com os filhos de Bolsonaro, Eduardo e Carlos, e rebateu ofensas de perfis bolsonaristas

Por André Siqueira 21 out 2019, 20h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Desde que foi retirada da liderança do governo no Congresso, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) entrou em rota de colisão com colegas de bancada e com perfis bolsonaristas nas redes sociais. No Twitter, a parlamentar tem sido alvo de uma campanha para que os usuários deixem de segui-la e, desde sexta-feira, já perdeu aproximadamente 5.000 seguidores.

    O mais novo adversário cibernético de Joice é o pastor da Assembleia de Deus, Silas Malafaia, aliado do presidente Jair Bolsonaro. Na noite do domingo 20, Malafaia disse que Joice era “hipócrita” e que, “como líder de governo , você [Joice] jamais poderia defender traidores de Bolsonaro, apoiando [o presidente nacional do PSL Luciano] Bivar e assinando lista de apoio ao líder [Delegado Waldir] traíra”. A ex-líder do governo foi uma das parlamentares foi favorável à permanência de Delegado Waldir (GO) na liderança do PSL na Câmara dos Deputados.

    Joice rebateu com tuítes do pastor criticando o deputado federal Eduardo Bolsonaro e Olavo de Carvalho, guru ideológico do governo Bolsonaro. “Eu, hipócrita? Tem certeza? Você é o mesmo que já atacou Jair Bolsonaro, Eduardo, Olavo. Agora posa de amiguinho”, diz uma das publicações.

    https://twitter.com/PastorMalafaia/status/1186106363140890636

    Um dos primeiros a disparar contra Joice nas redes sociais foi o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos mais ferrenhos opositores da ex-líder. Na sexta-feira 18, Eduardo publicou uma montagem, sem legenda, com o resto da deputada em uma nota de três reais, em alusão a algo falso. Também partiu de Eduardo a campanha #DeixeDeSeguirAPepa. A hashtag compara a parlamentar com a personagem de desenho infantil Peppa Pig.

    Continua após a publicidade

    Em resposta, a ex-líder do governo chegou a chamar o filho do presidente Jair Bolsonaro de “menininho nem-nem: nem embaixador, nem líder, nem respeitado”. Nesta segunda-feira, 21, Eduardo Bolsonaro se tornou o líder do PSL na Câmara dos Deputados, substituindo Delegado Waldir (GO). 

    O atrito entre Joice e Eduardo também tem como pano de fundo a candidatura do PSL para a Prefeitura de São Paulo – o diretório do PSL no estado é presidido pelo Zero Três, como é conhecido. A ex-líder, que manifestou reiteradamente que será candidata, é rejeitada pela ala bolsonarista por sua proximidade com o governador de São Paulo João Doria (PSDB) e com o presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ).

    https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1185219711614763009

    Continua após a publicidade

    https://twitter.com/joicehasselmann/status/1185623703419281413

    A guerra de emojis entre Joice e o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) também mobilizou seguidores nas redes sociais no último final de semana. Primeiro, o Zero Dois publicou cinco emojis: uma porca, um rato, uma cobra, uma galinha e uma lula. A deputada federal, então, revidou com figuras de veados e ratos. A indireta de cunho sexual foi endossada por uma outra publicação, na qual Joice diz que “Quem é Lassie não pode posar de Pitbull. Coragem é para poucos”.

    Dentro da bancada do PSL, Joice também trocou insultos com Bia Kicis (DF), Junio Amaral (MG), Márcio Labre (RJ) e Carla Zambelli, a quem chamou de “lixo humano, abortista, cruel, golpista. Um monstro”. No sábado 19, Zambelli aderiu à campanha e pediu que seus seguidores deixassem de seguir a ex-líder.

    Continua após a publicidade

    https://twitter.com/CarlaZambelli17/status/1185633330932391937

    Perfis bolsonaristas

    Nos últimos dias, Joice tem seguido uma espécie de roteiro em sua conta no Twitter: a ex-líder retuíta mensagens de apoio e rebate os ataques recebidos. O uso de palavras em letra maiúscula e de adjetivos como “capacho” e “mentiroso” também viraram rotina.

    Um dos perfis mais aplicados nas criticas a Joice é o Patriotas, que tem 155 mil seguidores no Twitter. “A Joice está dizendo que quem deixa de seguir ela é da milícia bolsonarista. Atenção milícia! Já deixaram de seguir a Joice no YouTube, Facebook, Instagram e Twitter? Confira”, disse a página de apoio a Bolsonaro no sábado 19. “Opa!!! Outro capachão. Quem manda em você mesmo???”, rebateu a parlamentar.

    A campanha contra Joice também foi incentivada por Leandro Ruschel, um usuário com mais de 330 mil seguidores que se identifica como “apaixonado por filosofia e ciência política” e “conservador”. Nesta segunda-feira, 21, ele criou uma enquete para saber se os eleitores da deputada pretendem apoiá-la para a prefeitura de São Paulo. Em outro tuíte, afirma que a ex-líder tem perdido seguidores pela “facada nas costas que deu” nas costas do presidente Jair Bolsonaro. “Posso perder 1 MILHÃO de seguidores, mas não perco minha dignidade como vocês, capachos”, respondeu a deputada federal.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.