Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Justiça aumenta pena de sargento da FAB preso com cocaína na Espanha

Manoel Silva Rodrigues transportou 37 quilos da droga em avião da comitiva do ex-presidente Jair Bolsonaro

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 21h18 - Publicado em 7 set 2023, 16h43

O Superior Tribunal Militar (STM) aumentou a pena do sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Manoel Silva Rodrigues, preso em 2019, na Espanha, transportando 37 quilos de cocaína em um avião da comitiva do então presidente Jair Bolsonaro. Em vez dos catorze anos de detenção, determinados em fevereiro de 2022, o colegiado aumentou a sentença para dezessete anos e cinco dias de reclusão. Além disso, Manoel deverá pagar uma multa de cerca de 54.000 reais.

O caso, julgado no STM na última terça, 5, versa sobre o transporte da droga ocorrido a partir do território brasileiro. Além disso, o sargento (ele deverá perder a patente) foi condenado no país europeu a outros seis anos de prisão. Quando cumprir o período, ele retornará ao Brasil e responderá pela segunda condenação. Serão, portanto, mais onze anos detido em regime inicial fechado.

A nova decisão sobre Manoel não atendeu aos pedidos do Ministério Público Federal (MPF), que havia solicitado um aumento de cinco anos na sentença original. Por outro lado, os advogados de Manoel afirmaram no recurso que a tipificação que foi imputada ao seu cliente, de um “exportador de cocaína”, não deveria ser aplicada, pois ele “apenas” fez o transporte da droga. “Não há como considerar que o acusado tenha exportado a droga, pois resta claro que o mesmo fora utilizado como ‘mula’, responsável apenas pelo transporte (…). A droga, avaliada em 6 milhões de reais, evidentemente não pode pertencer ao acusado/apelante, que é sargento da Aeronáutica e recebe mensalmente cerca de 7 mil reais de soldo. Veja que o próprio Ministério Público Militar, em sua peça acusatória, aponta as dificuldades financeiras por qual passava o acusado/apelante antes de ser preso na Espanha”.

Em outras frentes, o MPF investiga uma suposta lavagem de dinheiro, praticada tanto por Manoel quanto por sua esposa, Wilkelane Nonato Rodrigues. Uma denúncia foi aceita e o caso tramita na Justiça Militar.

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.